segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Vitória de Fernando Haddad em São Paulo repercute na imprensa internacional 29/10/2012


Jornal argentino Clarín classifica derrota de José Serra, do PSDB, como devastadora


A vitória de Fernando Haddad, candidato do PT (Partido dos Trabalhadores) à Prefeitura de São Paulo, foi noticiada pelos principais veículos da imprensa internacional nesta segunda-feira (29/10).
Na Espanha, El País destaca Haddad como o “candidato escolhido pelo ex-presidente Lula em uma operação arriscada”. Segundo o jornal, “a estratégia de Lula foi apresentar um candidato de renovação” e opô-lo a Serra, “que tem 70 anos e já está no final de sua carreira política”.
Reprodução



A BBC deu destaque para o discurso de vitória de Haddad, no qual o futuro prefeito destaca a necessidade de reduzir o imenso grau de desigualdade social que existe em São Paulo. A maior cidade do país é descrita pela emissora britânica como “vítima de problemas crônicos de trânsito, infraestrutura e segurança”.
Os avanços do PSB de Eduardo Campos, governador do estado de Pernambuco, foram levados em consideração pelo francês Le Monde, que associou a vitória de Haddad a uma tendência de centro-esquerda que se estende por boa parte da América do Sul.
Reprodução

Na Argentina, o Clarín alega que a presidente Dilma Rousseff “nacionalizou” a campanha de Haddad e classificou como “devastadora” a derrota de José Serra, do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). O jornal dá destaque para declarações do coordenador da campanha do tucano, Walter Feldman: “Perder São Paulo é um fato dramático”.

Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário