sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Então explica essa, Serra: Site falso foi criado aí 26/10/2012

247 – Complica-se a situação da campanha do candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra. Há um  caso concreto que pode configurar crime eleitoral, passível, a depender da severidade da Justiça Eleitoral, em caso de denúncia formal, até mesmo de impugnação. Trata-se da afirmação, pela provedora de internet GVT, de que o falso site Propostas Haddad 13, com idêntica linguagem visual à da página oficial do candidato do PT, foi criado na sede da empresa de comunicação online Soda Virtual. Esta empresa foi contratada pela campanha de Serra com a missão de fazer a "criação e inclusão de páginas na internet". O que era para ser, em tese, ao menos, acreditava-se, a favor do tucano, involuiu para fraude contra Haddad. Na manhã de hoje, sem se referir diretamente a este fato, o candidato petista classificou Serra como "rasteiro".
A notícia da informação prestada pela GVT sobre a Soda foi publicada em primeira mão, hoje, pelo portal do jornal O Estado de S. Paulo.
A assessoria de Serra informou, por meio de nota, que o site não é de iniciativa da campanha. "A campanha se manifesta na internet por meio do site serra45.com.br, da página do Facebook timeserra45 e do twitter @serraja", diz o texto.
Nota de Esclarecimento

A Coligação “Para Mudar e Renovar São Paulo” soube, por meio da resposta da GVT ao ofício enviado pela Justiça Eleitoral, que o IP utilizado para criar o falso blog “Propostas Haddad 13” é do assinante Huyana Batista Tejo, responsável pela empresa Soluções Originais em Desenvolvimento e Arte Ltda (Soda Virtual). Dessa forma, a coligação pediu a inclusão da empresa e seu representante na representação já apresentada à Justiça Eleitoral sobre o tema.
A Soda Virtual já recebeu R$ 531 mil do comitê financeiro para prefeito do PSDB em São Paulo por "serviços de criação e inclusão de páginas na internet", de acordo com a segunda parcial de contas apresentada à Justiça Eleitoral. A mesma empresa registrou o site SerraJá, punido por propaganda antecipada, e o jogo de Facebook "Missão Impossível", já fora do ar e também sob apuração da Justiça Eleitoral.

Coordenação da Campanha
Vai ficar por isso mesmo?
Abaixo, a publicação do Estadão:
A provedora de internet GVT informou nesta sexta-feira, 26, que o site apócrifo "Propostas Haddad 13", que imitava a linguagem visual usada pela campanha do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, mas desferia críticas ao petista, foi criado na sede da Soda Virtual, empresa contratada pela campanha do candidato tucano, José Serra, por R$ 250 mil reais, para prestar serviços de "criação e inclusão de páginas na internet".
O site não identificava sua autoria e foi retirado do ar na última sexta-feira, 19, por decisão da Justiça Eleitoral, após pedido dos advogados de Haddad. Para o juiz Henrique Harris Júnior, da 1.ª Zona Eleitoral, as mensagens contidas na página eram "passíveis de enquadramento, em tese, como ofensivas e sabidamente inverídicas, até mesmo com o emprego de imitação das fontes, cores e símbolos utilizados na sua campanha (de Haddad)".
Entre os textos divulgados no site, estavam "Haddad vai criar 50 novas Escolas de Lata", "Haddad vai aumentar o IPTU" e "Haddad vai voltar com a Taxa do Asfalto". Na decisão, Harris Júnior determinou ao Google, onde o site estava hospedado, e à GVT que informassem o IP e a identidade do criador da página.
Segundo a GVT, a conexão de internet usada para criar o site está em nome de Huayna Batista Tejo, presidente da Soda Virtual, e é acessada pela Rua Borja Peregrino, 318, João Pessoa (PB), sede da empresa. À reportagem, Tejo negou ter criado o site "Propostas Haddad 13" e disse que vai investigar o ocorrido.
A assessoria de Serra informou, por meio de nota, que o site não é de iniciativa da campanha. "A campanha se manifesta na internet por meio do site serra45.com.br, da página do Facebook timeserra45 e do twitter @serraja", diz o texto.

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