quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Lucro Brasil: Nokia produzirá 4G em Sorocaba 24/10/2012

 

Notícia publicada na edição de 24/10/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno B - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.
A empresa Nokia Siemens Network anuncia hoje, em Sorocaba, sua parceria com a empresa Flextronics do Brasil para o início da linha de produção de estações de rádio-base celular nas tecnologias 2G, 3G e 4G (Long Term Evolution - LTE) no Brasil. O anúncio acontece a partir das 11h, no complexo industrial Flextronics, na Castelinho e terá a presença do ministro das Comunicações Paulo Bernardo e do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende. Também participam do anúncio, o presidente mundial da Nokia, Rajjev Suri e o presidente para as Américas, Ken Wirth, autoridades da área e imprensa.

Segundo informações do site Teletime, no caso da tecnologia LTE, "serão fabricados tanto equipamentos para o modo TDD, a ser usado pela Sky e pela Quattro, quanto no modo FDD, que atende às frequências de 4G adquiridas por Claro, Oi, TIM e Vivo". A faixa de frequência de 2,5 GHz, que é usada na tecnologia 4G, foi adquirida pelas quatro empresas no último leilão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Conforme informações publicadas pelo site Telesíntese, "a produção estará disponível no mercado a partir de outubro". A empresa Flextronics não quis antecipar informações sobre sua produção a partir de agora com a Nokia e o impacto na contratação de mão de obra.

Clientes

Uma das clientes da empresa Nokia Siemens para a tecnologia 4G é a empresa de telefonia Oi, que, no último dia 10 anunciou na Futurecom a contratação de Alcatel Lucent, Ericsson e Nokia Siemens como fornecedoras de equipamentos de rede de quarta geração da Oi. O valor dos contratos chegará a R$ 1 bilhão entre os três fornecedores até 2015. "Essa é a infraestrutura básica do 4G. Mas o projeto (de 4G) é bem maior", disse o COO (chefe de operações) da Oi, James Meaney. Ainda não estão contabilizados investimentos em marketing e outros equipamentos menores, como minimodem". A seleção dos fornecedores começou em julho e teve a participação de nove concorrentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário