quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Governo pede e supermercados argentinos congelam preços 06/02/2013

Portal Vermelho

O governo argentino e a Associação de Supermercados Unidos do país assinaram esta semana um acordo de congelamento dos preços até o início de abril. Redes nacionais e internacionais de supermercados presentes em diversas províncias do país, como Carrefour, Walmart, Jumbo, Disco e Coto se comprometeram nesta segunda-feira (04) a aderir à medida.


A manutenção dos preços abrangerá todos os produtos comercializados, de alimentos e produtos de limpeza a eletrodomésticos, por todos os supermercados que integram a associação. Os comércios de chineses, conhecidos como “chinos” e muito populares no país, e demais supermercados, ficam de fora do acordo.

A medida evidencia a preocupação do governo de Cristina Kirchner em controlar a inflação, motivo de frequentes queixas entre os argentinos.

O governo disponibilizou uma linha telefônica para que consumidores denunciem casos de aumentos nas redes que se comprometeram a congelar os preços. Atualmente, o país também conta com um site que funciona como uma ferramenta para a comparação dos valores dos produtos em diferentes supermercados.

Em discurso recente, a presidente argentina convocou a população para que se defenda dos altos aumentos de preços. "É preciso começar a administrar nosso poder de usuários e consumidores e deixá-los no vácuo para que se deem conta”, disse, sobre os comerciantes que especulam com os preços. Na ocasião, Cristina havia descartado medidas governamentais para este controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário