quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Brasil e Rússia fecham acordo de intenções sobre a transferência de tecnologia de produção de medicamentos biológicos 21/02/2013

Voz da Rússia




novas tecnologias, microbiologia, Brasil, Rússia, cooperação

RIA Novosti

O projeto da Biocad para o Brasil prevê a criação de um centro de excelência que seja uma referência nacional e internacional.

A companhia russa de biotecnologia, Biocad, fechou um acordo de intenções sobre a transferência da tecnologia de produção de medicamentos biológicos para a BiocadBrazil, a subsidiaria brasileira da empresa russa. O acordo foi firmado hoje, em Brasilia, durante a visita do primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, ao Brasil, no âmbito da VI Reunião da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia. A rádio Voz da Rússia e o site Diário da Rússia tiveram acesso ao acordo estabelecido entre as partes.
O projeto da Biocad para o Brasil prevê a criação de um centro de excelência que seja uma referência nacional e internacional na área de biotecnologia. Esta iniciativa já havia entrado na pauta de discussão durante a visita da presidenta Dilma Rousseff a Moscou, em dezembro de 2012. Com a continuidade deste projeto, a assinatura do acordo de intenções entre a Biocad e a sua subsidiaria brasileira permitirá ao Brasil receber tecnologia sofisticada da Rússia. Assim, o acordo vai ajudar na organização da produção (em território brasileiro) de três medicamentos modernos de alta eficácia baseados em anticorpos monoclonais, que possuem grande significado social (trastuzumab, bevacizumab, rituximab), além de ajudar na transferência da tecnologia de produção destes medicamentos.
De acordo com a nota divulgada a imprensa, "trata-se de medicamentos biológicos voltados para a saúde humana no tratamento de canceres, doenças do sistema nervoso central (esclerose múltipla) e de infecções contagiosas como Hepatite C".
O comunicado ressalta que "atualmente, só com os três produtos biológicos baseados em anticorpos monoclonais (MABs) – rituximab, trastuzumab e bevacizumab, – o governo brasileiro gasta anualmente mais de 1 bilhão de dólares, tendo um déficit na balança comercial de 13 bilhões de dólares por ano no que diz respeito aos fármacos".
A Biocad é uma companhia russa de biotecnologia, fundada em 2001, cujo foco é a pesquisa, o desenvolvimento, a produção, a inovação e a comercialização de produtos farmacêuticos de origem biológica. A empresa possui três fábricas, sendo duas em Moscou e uma terceira que será inaugurada em São Petersburgo em meados de 2013, além de um centro próprio de pesquisa e desenvolvimento. A Biocad tem subsidiárias no Brasil, na India, na China e um escritório nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário