segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Portugueses migram em busca de trabalho e população encolhe 04/02/2013


Desemprego recorde leva para fora do país mais de 240 mil pessoas, a maioria jovens qualificados

Jamil Chade, correspondente
GENEBRA - A crise fez Portugal encolher. Dados do governo indicam que, nos últimos dois anos, 240 mil portugueses abandonaram o país em busca de trabalho no exterior. Ontem, dados oficiais confirmaram uma taxa recorde de 16% de desemprego.
O cálculo do êxodo é do secretário das Comunidades Portuguesas, José Cesário, que considera mais preocupante o fato de que a maior parte dos emigrantes são jovens com nível universitário que optaram por tentar a sorte na Suíça, Alemanha, Angola e Brasil.
Se Portugal foi tradicionalmente um país de emigração, desde os anos 90 registrou uma chegada massiva de imigrantes, inclusive de brasileiros. A pior crise em décadas fez o país retornar à sua antiga característica.
A diferença é que, se nos anos 50 e 60 o êxodo foi de trabalhadores sem qualificação para toda a Europa, desta vez são jovens profissionais qualificados do país que buscam oportunidade, desta vez em ex-colônias, como Angola e Brasil. "Só em 2012 30 mil portugueses foram para Angola", declarou Cesario. Em dois anos, o país africano teria recebido quase 50 mil portugueses.
Outro destino tem sido a Suíça. Por mês, mil portugueses chegaram ao país e grande parte vive hoje com familiares que já estavam em Genebra e Lausanne. O proprietário do restaurante Viriato, no centro de Genebra, foi obrigado a colocar mais televisores nas paredes diante do aumento no número de portugueses que, a cada noite, buscam o local para acompanhar os jogos do campeonato português.
"Há muita gente chegando", admitiu Luiza, uma das funcionárias do restaurante. "A diferença é que não gastam quase nada", reclamou. De fato, o objetivo da viagem de muitos é de economizar o que podem e enviar dinheiro de volta para suas famílias. Em 2012, o Banco de Portugal constatou que as remessas de emigrantes portugueses pelo mundo aumentaram em 12,6%. O valor chegou a 2,5 bilhões de euros, um recorde.
Portugueses que foram para Angola e para a Alemanha fizeram o volume de remessas para Portugal crescer 50% entre 2011 e 2012. Iara e Marcos Ferreira, ex-funcionários de uma fábrica que fechou na região do Porto, agora vivem em Genebra. "Um diz chegamos para trabalhar e as portas estavam fechadas, a fábrica havia falido", disse Iara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário