As vendas
do setor farmacêutico divulgadas pela Associação Brasileira de redes de
Farmácias e Drogarias (Abrafarma) somaram R$ 25 bilhões em 2012, alta de 16,01%
em comparação com o ano anterior. As informações são de banco de dados mantido pela Fundação Instituto de
Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP).Do valor total de vendas, R$ 17,2 bilhões são apenas da
comercialização de medicamentos, o que representou um crescimento de 15,27% em
relação a 2011. Outros R$ 7,8 bilhões vieram da venda de produtos de higiene e
beleza, segmento que teve alta de 17,67%.Em
unidades de produtos vendidas houve alta de 6,59%, um total
de 1,9 bilhão de vendas. O número total de clientes atendidos também
subiu de
um ano para outro. Houve alta de 7,41%, chegando a 738 milhões de
atendimentos.Considerando-se apenas a venda de genéricos, houve aumento
do
valor total das vendas de 25,17% ante 2011, gerando R$ 3,1 bilhões. A
Abrafarma
destacou ainda as vendas ligadas ao programa Aqui tem Farmácia Popular. O
volume total subiu 49,17%, atingindo R$ 468 milhões. O número de
clientes
atendidos no programa Farmácia Popular subiu 46,35%, chegando a 19,6
milhões.A Abrafarma também reportou crescimento no número de lojas
abertas no País. Ao final de 2012, as principais redes somavam 4.692 endereços,
aumento de 8,33% na comparação com 2011. A Abrafarma reúne as 31 maiores redes
de farmácias do Brasil, que representam cerca de 38% das vendas de medicamentos
no País.
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