A primeira travessia de um cargueiro comercial da China pelo ártico ilustra as ambições polares de Pequim e abre a possibilidade ao primeiro exportador mundial de entregar mais rápido suas mercadorias, afirmam especialistas.Em 8 de agosto, um cargueiro da Cosco, gigante chinesa de transporte marítimo, deixou o porto de Dalian (nordeste) rumo ao Estreito de Bering.Quando atravessar este estreito, em 25 de agosto, o cargueiro seguirá a rota marítima Norte-Leste que margeia a costa setentrional da Sibéria para depois circular a Noruega e chegar, em setembro, ao seu porto de destino, Roterdã.Este atalho polar pelo Ártico, praticável durante meses de verão graças ao aquecimento global e ao degelo é, segundo a Cosco, uma "rota de ouro" que permite poupar entre 12 e 15 dias de viagem em comparação com as rotas tradicionais.A rota marítima Norte-Leste, na qual a Rússia facilita a navegação impondo o aluguel de seus quebra-gelos, deve ter um papel cada vez maior nos intercâmbios internacionais."Isto transformará potencialmente o esquema do comércio mundial", disse Sam Chambers, da revista SinoShip.Cerca de 90% das trocas comerciais da China ocorrem por mar e neste país há quem considere que, dentro de sete anos, de 5% a 7% do comércio internacional da segunda economia do mundo poderia transitar pelo Ártico.A abertura do Ártico "reduzirá amplamente as distâncias marítimas entre os mercados chinês, europeu e americano", explica Qi Shaobin, professor da Universidade do Mar de Dalian, citado pela imprensa chinesa.A nova rota marítima Norte-Leste permite à China evitar os atrasos do Canal de Suez e reduzir em vários milhares de quilômetros as viagens para a Europa, seu maior parceiro comercial. A economia, especialmente de combustível, será importante.No ano passado, a China exportou para a União Europeia 290 bilhões de euros em mercadorias.Pequim espera que este atalho polar beneficie também o desenvolvimento de seus portos no nordeste do país.Por outro lado, a China, que é a primeira consumidora de energia do mundo, cobiça as grandes reservas de hidrocarbonetos que o Ártico abrigaria. Esses recursos estão cada vez mais acessíveis devido à diminuição da calota polar.Pequim está mexendo as peças nesta região e depois de vários anos de campanha diplomática, obteve em maio o status de observador no Conselho do Ártico, um fórum intergovernamental de cooperação."A abertura da nova rota de transporte marítimo mostra que a China se envolve mais nos assuntos do oceano Ártico", afirma Zhang Yongfeng, pesquisador radicado em Xangai, especializado em transporte marítimo.No entanto, ele relativiza o alcance imediato dos atalhos polares."A curto prazo, o interesse econômico para o transporte marítimo não é verdadeiramente grande", declara. "O período de navegabilidade da passagem é relativamente curto e as infraestruturas portuárias ao longo do caminho estão incompletas", explica Zhang.De fato, o tráfego por águas árticas ainda é incipiente se comparado com as tradicionais rotas através do Canal do Panamá (15.000 deslocamentos por ano) ou de Suez (19.000).O volume de mercadorias transportadas pela rota Norte-Leste deve se multiplicar nos próximos anos: de 1,26 milhão de toneladas no ano passado, o tráfego passará a 50 milhões de toneladas em 2020, segundo a Federação de Armadores Noruegueses.
Este blogue não concorda com o Golpe. RESISTÊNCIA JÁ A morte da Marisa, não é diferente da morte dos milhares no Iraque, invadido, na Líbia destroçada, entre outros, as mãos são as mesmas, acrescentadas dos traidores locais.
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domingo, 18 de agosto de 2013
Rota do Ártico consolida ambição polar e as exportações da China 18/08/2013
A primeira travessia de um cargueiro comercial da China pelo ártico ilustra as ambições polares de Pequim e abre a possibilidade ao primeiro exportador mundial de entregar mais rápido suas mercadorias, afirmam especialistas.Em 8 de agosto, um cargueiro da Cosco, gigante chinesa de transporte marítimo, deixou o porto de Dalian (nordeste) rumo ao Estreito de Bering.Quando atravessar este estreito, em 25 de agosto, o cargueiro seguirá a rota marítima Norte-Leste que margeia a costa setentrional da Sibéria para depois circular a Noruega e chegar, em setembro, ao seu porto de destino, Roterdã.Este atalho polar pelo Ártico, praticável durante meses de verão graças ao aquecimento global e ao degelo é, segundo a Cosco, uma "rota de ouro" que permite poupar entre 12 e 15 dias de viagem em comparação com as rotas tradicionais.A rota marítima Norte-Leste, na qual a Rússia facilita a navegação impondo o aluguel de seus quebra-gelos, deve ter um papel cada vez maior nos intercâmbios internacionais."Isto transformará potencialmente o esquema do comércio mundial", disse Sam Chambers, da revista SinoShip.Cerca de 90% das trocas comerciais da China ocorrem por mar e neste país há quem considere que, dentro de sete anos, de 5% a 7% do comércio internacional da segunda economia do mundo poderia transitar pelo Ártico.A abertura do Ártico "reduzirá amplamente as distâncias marítimas entre os mercados chinês, europeu e americano", explica Qi Shaobin, professor da Universidade do Mar de Dalian, citado pela imprensa chinesa.A nova rota marítima Norte-Leste permite à China evitar os atrasos do Canal de Suez e reduzir em vários milhares de quilômetros as viagens para a Europa, seu maior parceiro comercial. A economia, especialmente de combustível, será importante.No ano passado, a China exportou para a União Europeia 290 bilhões de euros em mercadorias.Pequim espera que este atalho polar beneficie também o desenvolvimento de seus portos no nordeste do país.Por outro lado, a China, que é a primeira consumidora de energia do mundo, cobiça as grandes reservas de hidrocarbonetos que o Ártico abrigaria. Esses recursos estão cada vez mais acessíveis devido à diminuição da calota polar.Pequim está mexendo as peças nesta região e depois de vários anos de campanha diplomática, obteve em maio o status de observador no Conselho do Ártico, um fórum intergovernamental de cooperação."A abertura da nova rota de transporte marítimo mostra que a China se envolve mais nos assuntos do oceano Ártico", afirma Zhang Yongfeng, pesquisador radicado em Xangai, especializado em transporte marítimo.No entanto, ele relativiza o alcance imediato dos atalhos polares."A curto prazo, o interesse econômico para o transporte marítimo não é verdadeiramente grande", declara. "O período de navegabilidade da passagem é relativamente curto e as infraestruturas portuárias ao longo do caminho estão incompletas", explica Zhang.De fato, o tráfego por águas árticas ainda é incipiente se comparado com as tradicionais rotas através do Canal do Panamá (15.000 deslocamentos por ano) ou de Suez (19.000).O volume de mercadorias transportadas pela rota Norte-Leste deve se multiplicar nos próximos anos: de 1,26 milhão de toneladas no ano passado, o tráfego passará a 50 milhões de toneladas em 2020, segundo a Federação de Armadores Noruegueses.
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