segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Santo Antônio de Posse-SP se prepara para cubanos 26/08/2013


RICARDO BRANDT - Agência  Estado
Santo Antônio de Posse, no interior de São Paulo, se prepara para receber os médicos "importados" de Cuba pelo programa Mais Médicos. A prefeitura da pequena cidade de 23 mil habitantes começou a procurar moradia para receber os estrangeiros. "Ainda não fechamos nada porque não temos a confirmação de quantos médicos chegarão. Mas já estamos vendo imóveis para acolher esses médicos que serão muito bem-vindos", afirmou a secretária de Saúde, Vânia Regina da Cruz Santos.
O município pediu 15 médicos e na primeira fase do programa nenhum dos inscritos escolheu a localidade, que pena com a falta de generalistas na rede. "Somos uma cidade com muitos idosos e, por isso mesmo, precisamos de generalistas na rede para promover a promoção e a prevenção", afirmou.
Em Posse, as duas unidades da zona rural do Programa Saúde da Família (PSF) não têm médicos. "Os médicos foram saindo e não conseguimos repor. Até abrimos concurso, mas não teve procura", afirmou. Dos quatro PSFs que funcionam na área urbana, em apenas um há médico generalista. "Especialista, até temos, mas o maior problema é com o generalista", disse Vânia, que afirmou ter cerca de 40 médicos na rede. Sem hotel na cidade, a prefeitura corre para acolher os médicos. "Vamos cuidar de tudo para que eles sejam bem recebidos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário