quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Patrimônio de Quércia ressarcirá prejuízos na Cetesb 22/08/2013

Do STJ
A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça negou recurso dos herdeiros do ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, por causa de contratações ilegais na Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb). O pedido era para que os bens deixados pelo político não fossem incluídos na condenação do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), para reparação de prejuízos causados na empresa estatal.
Orestes Quércia e o sucessor, o ex-governador Luiz Antônio Fleury Filho, foram condenados por improbidade administrativa, pela contratação de aproximadamente 500 pessoas na Cetesb, sem concurso público. De acordo com o processo, a Justiça de São Paulo reconheceu a responsabilidade de Quércia nas contratações, já que elas ocorreram com autorização do ex-governador. Além do ressarcimento à Cetesb, o patrimônio deixado pelo político foi condenado a pagar multa no valor de 20 vezes o valor do último salário recebido como governador.
O espólio do ex-governador entrou com recurso no STJ alegando que o Ministério Público (MP) não seria parte legítima para propor a ação, além da falta de nexo entre a autorização das contratações e o prejuízo aos cofres públicos. Ao analisar o recurso, o ministro Herman Benjamin afirmou que não é possível isentar o ex-governador da responsabilidade pelas contratações ilegais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário