quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Os sete governos derrubados oficialmente pelos Estados Unidos da América 22/08/2013




Guatemala, o Congo, a República Dominicana, Vietnã, Brasil, Chile e, agora, o Irã.Estes sete países têm em comum é ver seu governo derrubado durante a segunda metade do XX º século, por golpes clandestinamente apoiados pelos Estados Unidos.
Antes de ser oficialmente reconhecido Foreign Policy elaborou uma lista, excluindo reversões em que o papel da CIA eram apenas suspeitas, e atualmente confirmadas.
Entenda as técnicas terroristas do governo americano no vídeo de um ex agente da CIA no documentário O ASSASSINO ECONÔMICO, veja nos links;
https://www.youtube.com/watch?v=88-wDXKLfcI
ou
https://www.youtube.com/watch?v=vO8vPa_H71g

Este é o caso do Irã , em 1953. Na segunda-feira, documentos desclassificados  revelaram oficialmente que havia se tornado um segredo aberto durante anos, ou seja, o papel ativo da CIA na demissão do primeiro-ministro Mohammed Mossadegh. O homem, que teve a “má idéia” de nacionalizar o petróleo de seu país a favor da educação e infra-estrutura  de sua nação, gerido pela Companhia de Petróleo Anglo-Iranian (o precursor da BP), terminou sua vida em prisão domiciliar.
No trono, Shah Mohammad Reza Pahlavi tornou-se um aliado próximo de Washington, até sua derrubada pela Revolução Islâmica de 1979, criando o que os governos americanos vem chamando de ditaduras islâmicas ou eixo do mal.
Para atingir seus objetivos, a CIA comprou partidários de Mossadegh, os jornais iranianos e norte-americanos que manchar sua reputação e manifestações nas ruas de Teerã para justificar a mudança de poder. Ela também pagou US $ 5 milhões para Geral Zahedi Fazlollah então nomeado primeiro-ministro. Em suma, esta operação de "política externa" americana, conduzida sob o nome de código "TPAJAX" apenas " um dos muitos golpes apoiados pelos Estados Unidos para resolver qualquer lugar do mundo " durante a Guerra Fria, o que afetou os ditadores como líderes eleitos democraticamente, os relatórios de Política Externa .
Veja o documentário completo em Golpe dos EUA (CIA) contra o Irã em 1953.
https://www.youtube.com/watch?v=LCEIoW9-lXM
ou IRAN – A História Que Você Não Conhece
https://www.youtube.com/watch?v=kjw_5YswIU8

 Guatemala, 1954: Um ano após o Irã, os Estados Unidos decidiram remover o presidente Jacobo Arbenz, com quem as relações se deterioraram devido a uma reforma agrária que ameaçava as propriedades da United Fruit Company. Para fazer isso, as armas da CIA, incluindo tropas rebeldes e paramilitares. Sua saída será seguido por uma sucessão de juntas militares no poder.
Veja em; Golpe de estado da Guatemala orquestrado pela CIA em 1954
https://www.youtube.com/watch?v=X3Pbo5VAh4s

Congo 1960:  uma intervenção do exército belga, apoiado pelos Estados Unidos ao primeiro-ministro Patrice Lumumba caça. Diante da resistência, a CIA fez contato e apóia aqueles que planejam o assassinato, de acordo com o Comittee Igreja, uma organização que monitora as ações ilegais da agência dos EUA. Depois de uma primeira tentativa fracassada de envenenamento, ele informa a localização soldados congoleses. Ele foi capturado e morto no ano seguinte.

República Dominicana, 1961: A CIA ajuda a assassinar do ditador Rafael Trujillo, incluindo o fornecimento de armas.
Vietnã do Sul 1963:  A CIA ajuda generais planejando assassinar o presidente Ngo Dinh Diem. De acordo com um documento do Pentágono,  "Desde agosto de 1963, que por sua vez permitiu que, sancionado e encorajou os esforços dos generais vietnamitas para organizar um golpe. (…) Temos mantido um contato clandestino com -los no planejamento e execução do golpe, procurou rever o seu plano de negócios, e propôs um novo governo ".

Brasil 1964: Os Estados Unidos apoiaram o golpe de Estado do general Humberto Castello Branco, empurrando os protestos contra o governo e fornecendo combustível e armas "não originários dos Estados Unidos" para os adeptos de militar , que então governava o país até 1985.
Veja nos documentários ; O dia que durou 21 nos.
https://www.youtube.com/watch?v=3lo7cNsc23A
Na entrevista para o Milênio (Globo News), James Green dá detalhes da pesquisa que se transformou no livro "Apesar de vocês", que conta como a opinião pública norte-americana se organizou para pressionar o governo dos EUA a retirar o apoio ao regime militar brasileiro e também na América Latina.

General Castelo Branco
Historiador americano fala sobre a relação da ditadura brasileira e os interesses americanos.
https://www.youtube.com/watch?v=P89gxOfAUxw

Chile, 1973: Washington não vê uma boa visão da chegada ao poder do socialista Salvador Allende, eleito presidente em 1970. Para se propagar, a estratégia é "fazer a economia gritar" Chile, nas palavras do presidente Richard Nixon, e trabalhar com grupos que fomentam um golpe. Para o do general Pinochet, que será, então, apoiada por uma campanha de propaganda conduzida pela CIA ", apesar do conhecimento de graves violações dos direitos humanos, incluindo o assassinato de adversários políticos" .
Veja no documentário : A Batalha do Chile Parte II O Golpe de Estado
https://www.youtube.com/watch?v=ThjqyI01zaY

Atualmente o governo dos Estados Unidos espiona a vida pública e privada mundo afora. E espionou milhões de brasileiros. Há meses isso é noticia no Brasil.
Veja nos documentários:
ESPIONAGEM AMERICANA NO BRASIL E NO MUNDO
https://www.youtube.com/watch?v=GnyAIndi-UY
Matéria de Capa – EUA Espionagem Digital, onde um jovem, um bom salário, morando numa esquina do paraíso e um futuro garantido. De repente, ele resolve jogar tudo isso para o alto para agir de acordo com suas convicções e estar em paz com a consciência. Esse é o começo da história de Edward Snowden, o ex-funcionário da Cia que revelou o caso de espionagem do governo dos estados unidos na internet e nos serviços telefônicos.
https://www.youtube.com/watch?v=XhPXh_Y-0bo
            

Fonte: Portal Universidade (MHC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário