quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Crise econômica leva 40 mil bolivianos deixarem a Espanha 22/08/2013


“Cerca de 40 mil bolivianos deixaram a Espanha nos últimos cinco anos por conta da crise econômica”, anunciou a embaixadora boliviana Carmen Almendras, nesta quinta-feira (22). De acordo com os dados da Embaixada da Bolívia na Espanha, o número de residentes bolivianos no país europeu caiu de 240 mil em 2007, para 175 mil no último ano.


BBC
 Crise econômica leva 40 mil bolivianos deixarem a Espanha Número de residentes bolivianos no país europeu caiu de 240 mil em 2007, para 175 mil no último ano.
Almendras assinalou que a crise afetou fortemente os imigrantes latino-americanos, que segundo ela, são os “mais vulneráveis” aos efeitos negativos da recessão. Ela explicou ainda que a maioria do cidadão que retornaram à Bolívia são homens que trabalham principalmente no setor da construção. Por outro lado, a embaixadora disse que as mulheres mantiveram seus empregos domésticos e no setor de serviços.

A embaixada calcula ainda que 95% dos bolivianos estão em situação regular de moradia. Isso pode ser consequência dos esforços feitos pelo governo em dar maior atenção consular aos cidadãos. Em 2006 havia apenas um consulado na Espanha e, hoje, o país conta com sete oficinas consulares, com capacidade para expedir 350 passaportes por dia.

Ajuda do governo

Ainda que o governo de Evo Morales não tenha um plano de retorno definido para os seus nacionais, estão sendo desenvolvidos projetos em decorrência desse processo. Um exemplo é a adesão ao Convênio Ibero-americano de Seguridade Social, através do qual os cidadão da Bolívia que contribuíram na Espanha, poderão receber a pensão correspondente em seu país, caso retornem.

Atualmente, existem 15 mil bolivianos com dupla nacionalidade e as deportações de imigrantes ilegais caíram de 1400 (2008) para 265 (2013).

Da redação do Vermelho,
Com informações do jornal boliviano La Razón

Nenhum comentário:

Postar um comentário