segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Portal disponibiliza ciência brasileira de graça 07/09/2015

Com informações do Ibict - 06/09/2015


Ciência aberta



O portal científico Oasisbr ganhou visibilidade em sites internacionais de divulgação científica, como o La Referencia e Confederation of Open Access Repositories (Coar).



O La Referencia é focado na produção científica de países da América Latina como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, México, Peru, Venezuela e Brasil. Já o Coar representa 90 instituições mundiais da Europa, Ásia, América do Norte e América Latina.



Oasisbr é uma sigla para "Portal de Publicações Científicas em Acesso Aberto", uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).



O objetivo é reunir as publicações científicas brasileiras em um mesmo lugar, facilitando a busca desses documentos pelos interessados.



Com a nova plataforma, milhares de publicações científicas produzidas no Brasil estão mais acessíveis a pesquisadores e acadêmicos de todo o mundo. Por meio do Oasisbr é possível consultar e realizar o download de aproximadamente 1,2 milhão de publicações científicas em acesso aberto, sem custo algum.



Oasisbr



O Oasisbr é uma plataforma de busca integrada, podendo ser adaptada a dispositivos móveis. Ela concentra os resultados de bibliotecas digitais de teses e dissertações e de revistas eletrônicas de acesso aberto no Brasil.



Segundo a coordenadora do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da Informação do Ibict, Bianca Amaro,



"O Oasisbr oferece ainda um conjunto de estatísticas sobre as coletas e sobre o material agregado, por meio do qual podemos estabelecer um panorama global da produção brasileira," explicou Bianca Amaro, coordenadora do Laboratório de Disseminação da Informação do Ibict.



Para conhecer o novo portal, acesse o site do OasisBr.

http://oasisbr.ibict.br/vufind/

 http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=portal-disponibiliza-ciencia-brasileira-graca&id=010175150906

Nenhum comentário:

Postar um comentário