quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Brasil Foods deve entrar em operação no Rio em 2013 28/12/2011

Brasil Foods deve entrar em operação no Rio em 2013 Foto: Divulgação

Unidade será instalada na região sul fluminense e deverá gerar até 700 empregos

28 de Dezembro de 2011 às 13:07
Dentro de 45 dias deverá estar concluída a documentação para que a Brasil Foods, resultante da fusão Perdigão e Sadia, esteja liberada para iniciar a construção de sua indústria láctea em Barra do Piraí, na Região Sul Fluminense. A notícia foi anunciada, nesta terça-feira (27/12), após reunião entre o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, o vice-presidente de Assuntos Coorporativos da empresa, Wilson Mello Neto e o prefeito do município, José Luiz Anchite, no Centro do Rio.
De acordo com o secretário, o empreendimento deverá gerar entre 600 e 700 empregos diretos e indiretos na área industrial e de distribuição. A previsão é de que a obra tenha a duração de aproximadamente 12 meses, após seu início.
– Hoje nos reunimos para as formalizações necessárias à implantação do projeto. Esta fábrica confirma o acerto das medidas adotadas pelo governador Sérgio Cabral de fomento tanto na questão tributária, que trouxe para o Estado grandes empresas do setor, como aquelas visando à melhoria do rebanho, através do Programa Rio Genética – frisou.
Durante o encontro, foi ressaltada a proposta da secretaria estadual de Agricultura de dobrar a produção leiteira em todo o estado. A média na região está em torno de 8 litros de leite por vaca/dia. A instalação da nova fábrica será mais um estímulo para a expansão da produção regional no Médio Paraíba.
Para o prefeito José Luiz Anchite, a chegada da empresa ao município resgata a autoestima do produtor rural e da população de Barra do Piraí.
– A vinda da Brasil Foods é resultado da união de esforços dos governos estadual e municipal e da iniciativa privada. Estou certo de que os investimentos que serão feitos para o aumento da produtividade e qualidade do leite junto ao pequeno produtor vão alavancar o crescimento e desenvolvimento não só do município, mas de toda a região – acredita.
Com investimento de R$ 170 milhões, a fábrica será construída às margens da rodovia BR-393. A nova unidade industrial, em área de 400 mil metros quadrados, terá como foco inicial a produção de leite (em embalagem UHT). Sua marca Elegê é líder no mercado fluminense, com cerca de 37% do segmento. O Estado do Rio de Janeiro detém a posição de maior consumidor per capta de lácteos no país.
Satisfeito com a parceria com os governos do Rio de Janeiro e de Barra do Piraí e com a agilidade do andamento do processo para implantação da nova unidade, o vice-presidente de Assuntos Coorporativos da Brasil Foods, Wilson Mello, lembrou que a fábrica poderá ser expandida.
– Dimensionamos a planta para a realidade atual, mas sem esquecer de olhar para o futuro e saber que ela poderá ser ampliada não só no que diz respeito aos lácteos, mas também a outras produtos – acrescentou.
Finalizando, o secretário Christino Áureo fez questão enfatizar que o Estado do Rio, vive um momento ímpar no seu desenvolvimento e precisa produzir alimentos em larga escala para atender uma população de aproximadamente 16 milhões de habitantes, com padrão de renda crescente.
– O Brasil já é a sexta economia mundial, com seu mercado interno aquecido. Precisamos aproveitar a oportunidade para fazer também crescer no estado indústrias fora das cadeias do petróleo, naval e siderurgia. É o momento das indústrias de transformação, lácteas e de alimentos. Elas terão um papel fundamental no futuro e nós estamos fazendo a nossa parte – concluiu.
Também participaram da reunião o subsecretário de Agricultura, Alberto Mofati, o gerente executivo de Relações Institucionais da Brasil Foods, Guilherme Portella, o superintendente de Operações do Codin, Omar Dantona e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra do Piraí, Roberto Monzo Filho.
Via Secretaria de Agricultura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário