Enviado por luisnassif
Por implacavel
A cidade de Jundiai, no interior do estado de São Paulo, já produz iPhones 'Made in Brazil' Leonardo Soares / Agência O Globo
— No começo, era uma produção para ganhar experiência, que passava pela aprovação de um comitê formado por engenheiros e técnicos. Agora, já estamos produzindo em grande escala — disse uma funcionária.
A demora para os produtos chegarem ao mercado, segundo funcionários, se deve ao fato de a Foxconn e a Apple Brasil ainda não terem uma rede de assistência técnica compatível com o volume de iPhones que serão colocados no mercado pela fábrica brasileira. Em Jundiaí, a expectativa é de que os primeiros aparelhos made in Brazil cheguem às lojas em janeiro.
Há muita expectativa em relação à inauguração da unidade, que teria a presença da presidente Dilma Rousseff.
Produção de iPad é adiada, Foxconn não obteve incentivos fiscais
O projeto de produção de iPads, também em Jundiaí, anunciado com estardalhaço em abril, durante a visita da presidente à China, foi novamente adiado. Internamente, já se fala que o primeiro iPad fabricado no país não deverá chegar às lojas antes de março de 2012. A nova linha de produção, que vai ocupar o galpão em frente ao local onde são montados os iPhones, só começou a ser montada agora e ainda exigirá uma série de adaptações e obras no local.
— A produção dos tablets em Jundiaí só deve começar no fim do primeiro trimestre de 2012. Antes disso, nem pensar — disse Célio Guimarães, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí e responsável sindical pela região onde está localizada a nova unidade da Foxconn, citando a empresa e funcionários.
A Foxconn também enfrenta problemas para conseguir a licença para produção dos equipamentos com os incentivos previstos na medida provisória 534, que enquadrou os tablets na lei 11.197/95, e que prevê isenção de PIS/Cofins e reduz o IPI de 15% para 3%. O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, já anunciou várias datas para o início da produção do iPad, mas a Foxconn ainda não foi autorizada por sua pasta a fabricar o aparelho com incentivos previstos pela lei.
Procurada, a Foxconn não comentou as mudanças nos planos do projeto dos tablets, nem confirmou as informações sobre a produção de iPhones em Jundiaí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário