quinta-feira, 29 de março de 2012

Brasil e Índia querem uma nova ordem mundial 29/03/2012


Brasil e Índia querem uma nova ordem mundial Foto: Roberto Stuckert Filho/Divulgação

Presidente Dilma Rousseff diz que os dois países defendem reformas no Conselho de Segurança das Nações Unidas que levem em consideração a nova realidade do mundo



247 – A presidente Dilma Rousseff declarou em sua viagem à Índia que o Brasil quer uma nova ordem mundial. "Brasil e Índia convergem fortemente para a reforma das organizações internacionais, seja a ampliação do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a criação de um novo modelo de responsabilidade do FMI ou o estabelecimento de novos fóruns de alto nível, como o G20, IBAS, BASIC e Brics", afirmou em um artigo publicado no jornal "The Times of India".
Dilma participa, em Nova Déli, da IV Reunião de Cúpula dos Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e na sexta-feira fará uma visita de Estado ao país anfitrião.
A presidente aproveitou para criticar novamente as políticas adotadas pelos Estados Unidos e Europa para combater a crise financeira. "(A crise) não será superada por meio de meras medidas de austeridade, consolidação fiscal e desvalorização da força do trabalho. Menos ainda por meio de políticas expansionistas que ensejam uma guerra cambial e introduzem no mundo novas e perversas formas de protecionismo", disse a presidente durante um discurso na Universidade de Nova Déli, onde ela recebeu o título de doutora honoris causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário