quarta-feira, 28 de março de 2012

Millôr Fernandes morre no Rio 28/03/2012


Millôr Fernandes morre no Rio Foto: Divulgação

Escritor faleceu aos 88 anos em sua casa, em Ipanema, na noite desta terça-feira, em decorrência de parada cardíaca e falência múltipla de órgãos



247 - O escritor Millôr Fernandes morreu às 21h desta quinta-feira, no Rio de Janeiro. Ele estava em sua casa, em Ipanema, zona sul da cidade, e teve uma parada cardíaca e falência múltipla dos órgãos. O velório será nesta quinta-feira, às 10h, no cemitério Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária. Seu corpo será cremado.
Carioca, Millôr consagrou-se como um dos principais intelectuais brasileiros e é um dos fundadores de "O Pasquim", jornal de oposição ao regime militar. Nascido Milton Viola Fernandes, Millôr vendeu, aos dez anos de idade, seu primeiro desenho ao O Jornal do Rio de Janeiro. Em 1938, trabalhou no semanário O Cruzeiro.
Neste ano, inclusive, Millôr, que assinava como “Notlim”, ganhou um concurso de contos na revista A Cigarra. Ao assumir a direção da publicação, passou a denominar-se "Vão Gogo", pseudônimo que usou na coluna "Pif-Paf" durante 18 anos em O Cruzeiro.
A esta altura, Millôr alternava-se entre as profissões de escritor, tradutor e autor de teatro. Em 1956 dividiu a primeira colocação na Exposição Internacional do Museu da Caricatura de Buenos Aires com o desenhista norte-americanoSaul Steinberg. Em 1957, ganhou uma exposição individual de suas obras no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Só em 1962, o escritor carioca abandonou "Vão Gogo" e passou a assinar "Millôr" em seus textos publicados em O Cruzeiro. Dois anos depois, começou a escrever para um jornal português e ganhou mais um prêmio.
No final da década, Millôr foi trabalhar na Veja e, posteriormente, fundou O Pasquim. Nos anos seguintes escreveu peças de teatro, textos de humor e poesia, e voltou a expor no Museu de Arte Moderna do Rio. Ele também traduziu, do inglês e do francês, várias obras, principalmente peças de teatro, entre estas, clássicos de Sófocles, Shakespeare, Molière, Brecht e Tennessee Williams.Seu retorno à Veja aconteceu em setembro de 2004, mas ele saiu, novamente, da revista em 2009.
O jornalista ainda mantinha um blog no UOL e seu perfil no Twitter atualizado, com mensagens diárias. Abaixo, as três últimas publicadas por ele nesta terça e segunda-feira. E a última, postada nesta quarta-feira, depois da notícia de sua morte.
- O Mestre foi... Nosso eterno Carinho. 1924 2012
- FILOSOFIA MILLORIANA: Antes de Freud o sexo era um pecado maravilhoso. Agora é um enrolo tedioso. http://www2.uol.com.br/millor/
- Bom dia a todos. Amanhã atualizaremos o SAITE. Vai lá e participe da PESQUISA do Guru. http://t.co/SCPNJXKO
- Pode ser que um dia se passe Brasil a limpo. Até agora a quadrilha política fez do Brasil apenas papel higiênico http://www2.uol.com.br/millor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário