sexta-feira, 23 de março de 2012

Novo dispositivo pode tornar submarinos “invisíveis” magnéticamente 23/03/2012


Tradução e adaptação: E.M.Pinto
Pesquisadores europeus divulgaram nesta  quinta-feira a criação de um dispositivo que torna o campo magnético  invisívele que poderia ter aplicações práticas militares e médicas.
Fedor Gomory e seus colegas na Eslováquia e na Espanha projetaram uma capa elétrica de corrente contínua, ou CC, cujo o campo magnético  estático e produzido por um gigantesco ímã permanente ou bobina é conduzindo por uma corrente direta.
Campos magnéticos em corrente elétrica contínua DC são usados ​​em dispositivos de imagem de ressonância magnética, em hospitais e em sistemas de segurança, tais como aqueles em aeroportos.
O dispositivo desenvolvido pelos pesquisadores, dublicado  sexta-feira pela revista Science, apresenta um cilindro com duas camadas concêntricas. Enquanto a camada interna é constituída por um material supercondutor que repele os campos magnéticos, a camada exterior é feita de um material ferromagnético, que atrai-os.
Colocada num campo magnético, o dispositivo não tem efeito sobre as linhas de campo, mostrando nem a sombra um nem uma reflexão do campo. Assim, um objeto no interior do dispositivo não pode ser detectado.
“Existem muitas aplicações – para alguns carros, navios ou  submarino”, disse o co-autor Alvaro Sanchez, da Universidade Autônoma de Barcelona.
Ele disse à AFP que o aparelho também pode ser usado para pacientes que têm um marca passo e precisam de uma ressonância magnética do joelho ou outra parte do corpo.
Por ser feito a partir de materiais disponíveis comercialmente, e também por ser operado sob campos magnéticos relativamente fortes  e relativamente altas temperaturas de nitrogênio  líquido, o dispositivo pode ser facilmente colocado em uso prático, de acordo com os autores.
“Para o submarino, você tem que fazer um escudo em torno do submarino que fará  o submarino magneticamente indetectável”, disse Sanchez.
“Isso também poderia ser usado para proteger um equipamento (militar e médico) contra as perturbações eletromagnéticas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário