sexta-feira, 23 de março de 2012

‘Wall Street Journal’: Brasil ganha 1º round da guerra cambial 23/03/2012


Sílvio Guedes Crespo
guido_mantega_wall_street_journal_reproducao.JPG
“Placar: Brasil 1, investidores 0.” Com essas palavras se inicia uma reportagem no site do “Wall Street Journal” segundo a qual as medidas para conter a apreciação do real estão fazendo efeito no mercado.
Com o título “Brasil ganha o round 1 da guerra cambial”, o “Journal” explica que os ganhos que os investidores costumavam ter com uma das operações mais atrativas para estrangeiros no País foram solapados depois que o governo passou a adotar medidas contra a alta do real.
Investidores internacionais tomam empréstimos em moeda de países desenvolvidos, pagando juros baixos, trazem o dinheiro ao país e compram títulos públicos em reais, com um retorno atualmente de 9,75% ao ano. Nessa operação, ganha-se com a diferença dos juros e a variação do câmbio.
No último trimestre do ano passado, esse tipo de operação gerava ganhos de 5,2% aos investidores, segundo o “Journal”. Neste ano, no entanto, o ganho baixou para 2%. No México, a mesma  operação gera 7,9% atualmente.
Além das medidas cambiais (compra de dólares à vista e no mercado futuro pelo Banco Central e aumento do IOF pelo Ministério da Fazenda), a desaceleração maior que o esperado da economia brasileira também é apontada por analistas como um fator da redução da entrada de dólares no País.
Chuva de dinheiro
O fato de o governo ter levado  melhor no primeiro round não significa que tenha vencido a luta. Quando a Fazenda fecha uma porta, os investidores procuram outra entrada.
Ao baixar o juro básico, os títulos públicos atrelados à Selic ficam menos atraentes. Mas nem por isso os investidores estrangeiros deixam de comprar papéis brasileiros. A diferença é que, agora, eles aplicam em títulos atrelados à inflação. É que eles acreditam que a queda dos juros vai gerar aumento de preços no País.
Além disso, existe o capital longo prazo, devido às projeções de crescimento econômico do Brasil e aos dois grandes eventos esportivos que sediaremos, a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016.
“Vai chover dinheiro no Brasil não importa o que se faça”, disse ao “Journal” um economista do Citigroup.

 http://blogs.estadao.com.br/radar-economico/2012/03/23/wall-street-journal-brasil-ganha-1%C2%BA-round-da-guerra-cambial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário