quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Beltrame defende mais integração entre países da América Latina para repatriação de dinheiro desviado 17/10/2012

Da Agência Brasil

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – O secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, defendeu hoje (16), durante a abertura do Global Economic Symposium, uma integração maior entre os países de todo o mundo nas ações que levem à repatriação dos recursos desviados irregularmente.
Na avaliação do secretário de Segurança Pública, é necessário que se formalizem mecanismos internacionais de combate à evasão de divisas, principalmente de recursos públicos que são mandados para paraísos fiscais.
“Nós precisamos formalizar uma rede internacional de instituições que possam trabalhar em conjunto na proteção da evasão de divisas, em especial na América Latina. Eu acho que, muitas vezes, se consegue respostas mais rápidas com países mais distantes do que com nossos vizinhos aqui, da América Latina. E eu acho que nós precisamos melhorar muito essa interação (entre os países latino-americanos) para que as respostas fluam com mais rapidez”, disse.
Beltrame ressaltou que a população de uma maneira geral quer respostas que confirmem decisões da Justiça como resultados de ações investigativas. “Acho que esse dinheiro [desviado do país] demora muito tempo para ser repatriado para os cofres públicos e nós precisamos pressa, uma vez que as pessoas querem resultados práticos, objetivos e concretos”.
Durante o simpósio internacional, falando sobre segurança pública, o secretário defendeu ainda, como prioridade no combate à violência, uma politica nacional de proteção às nossas fronteiras, para impedir a entrada de armas e drogas no país.
“O país tem que ter uma politica nacional muito clara de proteção às fronteiras, pois o Brasil é, sim, vulnerável nessa proteção. E não falo só ao tráfego de armas, mas também de crianças e adultos, além de artigos de toda a natureza”, disse.
Edição: Aécio Amado

Nenhum comentário:

Postar um comentário