domingo, 14 de outubro de 2012

Negros terão cotas no serviço público 14/10/2012

247 – No governo Dilma, as políticas de ação afirmativa terão avanço decisivo. Além de sancionar uma lei que reserva metade das vagas nas universidade federais para alunos negros e oriundos de escolas públicas, a presidenta pretende agora adotar uma política de cotas nos concursos públicos – tanto para as vagas em geral como para os cargos comissionados.
O projeto faz parte do plano de criar um Brasil verdadeiramente de classe média, sem distinção de raça, e tem como principal ideólogo o economista Ricardo Paes de Barros, da Secretaria de Assuntos Estratégicos. Em reportagem publicada na Folha deste domingo, informa-se que o percentual das vagas reservadas a negros será definido após avaliação das áreas jurídicas e econômicas da Casa Civil.
Segundo a Folha, o plano será anunciado no dia 20 de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra no Brasil. Especula-se que o percentual reservado a negros nas vagas federais será de 30%. Hoje, o governo tem 574 mil funcionários civis. O governo também deve propor incentivos fiscais para que empresas privadas contratem funcionários negros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário