segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Principais doadores de Romney também financiam premiê isralense 01/10/2012


Lista dos 19 maiores doadores norte-americanos de Netanyahu inclui de filatropo a magnata de cassinos

Agência Efe

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, nega publicamente qualquer preferência por um dos dois candidatos à Presidência dos Estados Unidos. No entanto, uma investigação do jornal Haaretz revela que 19 grandes empresários norte-americanos que apoiam o republicano Mitt Romney também financiaram, em janeiro passado, a campanha do premiê pela liderança do partido conservador Likud.
Netanyahu recebeu de apenas 46 doadores quase 1,3 milhão de shekels, o equivalente a quase 700 mil reais. Isso equivale a uma média de 27 mil shekels (14 mil reais) para cada um dos empresários. Ao todo, 37 desses grandes executivos eram norte-americanos, sendo que nenhum deles mobilizou doações até agora para qualquer candidato democrata.

De acordo com o Haaretz, o maior patrocinador norte-americano da campanha de Netanyahu pela liderança do Likud foi Ronald Plotkin, da Califórnia. O empresário é dono de uma companhia de investimentos privados e CEO do site de recrutamentos Monster Worldwide. Entre os anos de 2011 e 2012, ele doou nada menos que 60 mil dólares para os fundos de campanha do Partido Republicano. Para Netanyahu, o valor desembolsado ultrapassou a marca dos 36 mil shekels.
O filantropo judeu Roger Hertog, de Nova York, por sua vez, é um dos maiores financiadores do instituto de estudos sionistas Shalem Center, em Israel, e do Instituto Manhattan, um dos redutos mais conservadores da ciência política norte-americana. Tanto para Romney quanto para Netanyahu, sua doação foi fixada em cinco mil dólares. Para o conjunto das organizações republicanas, lançou mão de o equivalente a 360 mil dólares.
O empresário de planos de saúde Lee Samson, da Califórnia, foi mais gentil. Ao lado de sua esposa, entregou dez mil dólares à campanha de Netanyahu. Para o Partido Republicano, o valor chegou a 40 mil dólares e, para Romney, 7,5 mil dólares.
Também há destaque para o magnata de jogos de azar Sheldon Adelson, que já se comprometeu a aplicar valores superiores a 100 milhões dólares na campanha de Romney. De acordo com o Haaretz, o empresário não realizou até o momento qualquer doação direta ao comitê do Likud. No entanto, ele é um dos principais credores do jornal pró-Netanyahu Israel Hayom.
Curiosamente, os laços entre Romney e Netanyahu datam da década de 1970, quando os dois trabalharam na entidade financeira Boston Consulting Group. Uma das ex-mulheres de Netanyahu, Fleur Cates, é também doadora da campanha de Romney. Atualmente ela é casada com o financista Leonard Harlan, também um entusiasta republican. Harlan entregou 30 mil dólares nas mãos do Partido Republicano e outros cinco mil foram destinados a Romney. Cates doou 23 mil aos republicanos e cinco mil a Romney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário