segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Sob pressões de Israel, EUA encerra programa de bolsas de estudo para palestinos 15/10/2012


Autoridades israelenses controlam a movimentação de palestinos entre os territórios ocupados através de vistos e carteiras de identidade | Foto: dlisbona/Flickr
Com informações do Opera Mundi
Um programa de bolsa de estudos destinados a estudantes da Faixa de Gaza foi silenciosamente cancelado pelas autoridades norte-americanas, de acordo com informações da Associated Press. O motivo seria que o governo de Israel parou de emitir os vistos necessários para que os alunos viajem às universidades por “questões de segurança”.
O programa, lançado há dois anos pela secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, fornecia 30 bolsas de estudo para universidades palestinas localizadas na Cisjordânia, território ocupado por Israel. Os beneficiados eram estudantes palestinos moradores na Faixa de Gaza, sem condições financeiras de chegar à educação superior e com destaque nas escolas da região.
Até este ano, o programa tinha autorização do governo israelense. Agora, porém, as autoridades de Israel passaram a se recusar a emitir vistos para estudantes viajarem até a Cisjordânia, inviabilizando, assim, a continuidade do projeto.
De acordo com o governo, a ação foi tomada por motivos de segurança. Para eles, o ensino superior palestino é focado em construir e cooptar jovens para o terrorismo. Em setembro deste ano, a decisão de não emitir vistos foi aprovada pela Suprema Corte Israelense.
O consulado dos EUA em Israel afirmou, em nota, que todas as bolsas destinadas a residentes da Faixa de Gaza haviam sido cortadas no primeiro semestre deste ano por conta da proibição. O comunicado informou que as bolsas serão distribuídas a outros candidatos para que não ser perca o financiamento.
“É lamentável e revelador que o governo dos EUA não possa convencer seu aliado mais próximo na região a dar vistos para os seus bolsistas viajarem até a Cisjordânia, por medo de entrar em conflito”, afirmou Sari Bashi, diretor da Gisha, organização israelense de direitos humanos.
Todos os moradores da Faixa de Gaza, território ocupado por Israel em 1967, precisam da aprovação de autoridades israelenses para sair da região e viajar para outro território palestino ocupado, uma vez que Israel controla tanto Gaza quando a Cisjordânia.
Segundo a organização de direitos humanos Gisha, com a recusa de emitir visto aos estudantes, Israel está ferindo suas obrigações com o direito internacional e descumprindo os Acordos de Olso, que estabelecem o reconhecimento da Faixa de Gaza e da Cisjordânia como uma unidade territorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário