quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Operação prende auditores suspeitos de desvio milionário na Prefeitura de SP 30/10/2013

Último Segundo

Por iG São Paulo 

Segundo o Ministério Público Estadual, esquema em causou prejuízos de pelo menos R$ 200 milhões


Quatro agentes públicos ligados à subsecretaria da Receita da Prefeitura de São Paulo na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) foram presos, na manhã desta quarta-feira (30), acusados de integrar um esquema de corrupção que teria causado prejuízos de pelo menos R$ 200 milhões aos cofres públicos, somente nos últimos três anos.


Na operação foram presos o ex-subsecretário da Receita Municipal (exonerado do cargo em 19/12/2012); o ex-diretor do Departamento de Arrecadação e Cobrança (exonerado do cargo em 21/01/2013); o ex-diretor da Divisão de Cadastro de Imóveis (exonerado do cargo em 05/02/2013), e um agente de fiscalização. Todos são investigados pelos crimes de corrupção, concussão, lavagem e dinheiro, advocacia administrativa e formação de quadrilha.


MP-SP
Pousada em Visconde de Mauá, de propriedade de um dos agentes fiscais presos

Além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências dos servidores e de terceiros, assim como nas sedes das empresas ligadas ao esquema.

A operação ocorreu na cidade de São Paulo, em Santos e também em Cataguases, Minas Gerais, e mobilizou mais de 40 pessoas, entre promotores de Justiça, agentes da Controladoria Geral do Município, e das Polícias Civis de São Paulo e de Minas Gerais.

Também foi determinado pela Justiça o sequestro dos bens dos envolvidos e das empresas por eles operadas. Nas investigações, iniciadas há cerca de seis meses e que contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico e dos componentes da Agência de Atuação Integrada de Combate ao Crime Organizado (Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil e Polícia Federal), apurou-se que os quatro auditores montaram um esquema de corrupção envolvendo os valores do ISS cobrado de empreendedores imobiliários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário