quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Satélite Sino -Brasileiro, CBERS-3, é levado para base de lançamento 30/10/2013


Satélite CBERS-3 é levado para base de lançamento

Com informações do INPE - 30/10/2013


Brasil e China criaram o Programa CBERS para juntar esforços pela capacitação na área de observação da Terra - este [e o quarto satélite da série. [Imagem: CBERS/INPE]


O CBERS-3, quarto satélite da parceria entre Brasil e China, foi transportado do centro espacial de Pequim para a base de lançamento de Taiyuan (TSLC).

O Programa CBERS (sigla em inglês para Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) no Brasil é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e, na China, pela Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST).

No centro técnico do TSLC, os especialistas do INPE e da CAST farão a integração dos módulos de serviço e de carga útil do satélite, que serão submetidos novamente a testes elétricos para verificar se não houve danos durante o transporte. Em seguida serão realizadas as atividades de preparação final do satélite e a instalação do painel solar.

"Ao término destas atividades será realizada a Revisão de Prontidão do Satélite (SRR), que autoriza o enchimento dos tanques de combustível do satélite", explica Antônio Carlos de Oliveira Júnior, engenheiro do INPE.

Com os tanques cheios, o satélite será transferido para a torre de lançamento e acoplado ao foguete Longa Marcha-4 para a realização dos testes de pré-lançamento.

O lançamento do CBERS-3 está previsto para a primeira quinzena de dezembro.

Programa CBERS

Em 1988, Brasil e China criaram o Programa CBERS para juntar esforços pela capacitação na área de observação da Terra. Já foram lançados três satélites - CBERS-1, em 1999, CBERS-2, em 2003, e CBERS-2B, em 2007.

Imagens de satélites são fundamentais para coletar, de forma rotineira e consistente, informações sobre a superfície da Terra, como as necessárias para avaliar mudanças globais, as florestas, a evolução do agronegócio, estudos urbanos e costeiros.

A observação a partir do espaço é ainda mais importante para países de dimensões continentais, como o Brasil e a China.

Os satélites também são essenciais para obter informação de forma rápida sobre eventos cuja localização e ocorrência é de difícil previsão ou acesso, como desastres naturais (enchentes, por exemplo), ou produzidos pelo homem (queimadas, poluição causada por derramamento de óleo no mar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário