sexta-feira, 15 de novembro de 2013

NOVE CONDENADOS NA AP 470 SE APRESENTAM À PF 15/11/2013




São eles José Genoino, José Dirceu, Marcos Valério, Cristiano Paz, Ramon Hollerbach, Romeu Queiroz, Simone Vasconcelos, Kátia Rabello e Jacinto Lamas; outros três réus tiveram mandados de prisão expedidos nesta sexta-feira (15) por Joaquim Barbosa: Delúbio Soares, José Roberto Salgado e Henrique Pizzolatto; STF determinou que todos devam ser encaminhados a Brasília; presidente da corte definirá presídios onde cada um cumprirá pena; Delúbio se entrega neste sábado, às 10 horas, na capital federal

15 DE NOVEMBRO DE 2013 ÀS 21:38

247 – Nove condenados na Ação Penal 470 se apresentaram espontaneamente à Polícia Federal nesta sexta-feira (15), após mandado de prisão ser expedido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Ao todo, 12 ordens de detenção foram emitidas.

O deputado federal licenciado José Genoino (PT-SP) foi o primeiro a se apresentar, em São Paulo. De punho cerrado, gritou: "Viva o PT". Um grupo de militantes se aglomerou na porta da Superintendência da PF.

Em São Paulo, além de Genoino, se apresentou o ex-ministro José Dirceu. Em Belo Horizonte se apresentou o publicitário Marcos Valério, além de Cristiano Paz, Ramon Hollerbach e Romeu Queiroz (ex-sócios de Valério), Simone Vasconcelos (ex-diretora da SMPB) e Kátia Rabello (ex-presidente do Banco Rural); em Brasília, se apresentou Jacinto Lamas, ex-tesoureiro do PL. Todos espontaneamente.

Outros três réus tiveram mandados de prisão expedidos nesta sexta por Barbosa: Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT; José Roberto Salgado, ex-vice-presidente do Banco Rural; e Henrique Pizzolatto, ex-direitor de Marketing do Banco do Brasil.

Delúbio

Delúbio deverá se entregar na manhã deste sábado (16) em Brasília. Segundo o advogado Arnaldo Malheiros, o ex-tesoureiro do PT estava em Goiás nesta tarde e viajaria de carro até a capital federal acompanhado de outro advogado. A chegada à Superintendência da PF está prevista para as 10 horas e foi comunicada pelo advogado aos delegados.

No Rio, onde mora Pizzolato, não há informações sobre uma possível apresentação.

A PF disponibilizou um avião para transportar todos os detidos para a Superintendência da PF em Brasília durante o fim de semana. Quem perder a aeronave deverá ser transportado em voo de carreira. De lá, Joaquim Barbosa deverá definir onde os condenados cumprirão suas penas.

A Polícia Federal não deve realizar prisões esta noite respeitando a “inviolabilidade do lar”, preceito do Código Penal que impede o uso de força durante a noite. Nada cerceia, porém, o cumprimento dos mandados durante o dia nos finais de semana.

Operação

O diretor-geral da PF, Leandro Daiello Coimbra, comanda pessoalmente as equipes que trabalham na operação para conduzir os condenados na AP 470. Segundo informação da própria instituição, os mandados são da competência da Vara de Execuções penais do Distrito Federal, segundo determinação do próprio STF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário