quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Dilma Rousseff participou nesta quinta-feira (05) da inauguração do terceiro trecho do Canal do Sertão 05/11/2015


Dilma no NE: precisamos reequilibrar a Geografia



As pessoas são diferentes mas as oportunidade tem que ser iguais


Dilma: "pela 1ª vez no Brasil nós enfrentamos com obras o problema da seca" (foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

A presidenta Dilma Rousseff participou nesta quinta-feira (05) da inauguração do terceiro trecho do Canal do Sertão, em Alagoas. A obra vai levar água do Rio São Francisco para mais de 60 mil pessoas e minimizar os efeitos da seca na região.

No discurso de abertura, Dilma ressaltou a importância das obras para o crescimento do Nordeste. "Estamos reequilibrando a geografia. Queremos que os empregos, as riquezas e as condições de vida estejam aqui também (no Nordeste)", declarou a presidenta. "É a pior seca no Nordeste nos últimos 100 anos. Vamos enfrentar com vocês e criar as condições para uma vida melhor na região", completou.

Dilma citou a importância de igualar a possibilidade de desenvolvimento em todo o país. "É uma obra que vai conseguir dar oportunidades iguais para quem nasce aqui ou para quem nasce onde o rio [São Francisco] passa. As pessoas são diferentes, mas as oportunidades têm que ser as mesmas", disse.

O Canal do Sertão já tem 65 quilômetros construídos e disponibiliza água para consumo humano, animal e atividade agrícola. A terceira etapa da obra compreende os municípios de Olho D'Água do Casado, Inhapi, Senador Rui Palmeira e Água Branca. Serão 28,2 quilômetros de extensão, feitos com um investimento de R$ 851,10 milhões.

A Presidenta mostrou otimismo com a continuidade da obra e já planeja as próximas inaugurações. "Voltarei aqui para inaugurar o trecho IV e V da obra que tanto sonhamos e que estamos conseguindo concretizar", projetou. Ao final da obra, o Canal beneficiará cerca de 1 milhão de pessoas em 42 municípios.

Dilma destacou a importância do Rio São Francisco para a região e para o Brasil. "Todo mundo luta para preservar a Amazônia, reduzimos o desmatamento em 82%, mas precisamos nos unir para preservar o São Francisco", declarou.

Ao final do evento, a Presidenta ainda anunciou o início das obras de pavimentação da BR-316, que liga Carié até Inajá, em Alagoas.

Além de Dilma, estiveram na inauguração o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e políticos locais.

João de Andrade Neto, editor do Conversa Afiada

Abaixo, algumas frases do discurso de Dilma:

Voltarei aqui para inaugurar o trecho IV e V da obra que tanto sonhamos e que estamos conseguindo concretizar;

Tenho orgulho de estar aqui hoje nessa inauguração, com ela totalizamos 93 km do Canal do Sertão;

O Nordeste está passando pelo 5º ano de seca e ela não traz o desespero para as pessoas porque providenciamos carros pipas, cisternas.

Nada mais solidário do que a água para 180 mil habitantes;

Em momento de dificuldade é que a gente tem que construir o futuro;

Pela 1ª vez no Brasil nós enfrentamos com obras o problema da seca;

Todo mundo luta para preservar a Amazônia, reduzimos o desmatamento em 82%, mas precisamos nos unir para preservar o São Francisco;

Tenho um compromisso com vocês que é manter os investimentos que planejamos para garantir a segurança hídrica;

É a pior seca no Nordeste nos últimos 100 anos. Vamos enfrentar com vocês e criar as condições para uma vida melhor na região;

Um governo tem que ser julgado pelo fato de dar ou não oportunidade ao seu povo;

As pessoas são diferentes, mas as oportunidades têm que ser as mesmas;

Estamos reequilibrando a geografia. Queremos que os empregos, as riquezas, as condições de vida, estejam aqui também (no NE).



http://www.conversaafiada.com.br/brasil/dilma-no-ne-precisamos-reequilibrar-a-geografia


http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2015-11/dilma-diz-que-e-preciso-usar-momentos-de-dificuldade-para-construir-o

Nenhum comentário:

Postar um comentário