quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Governo Alckmin, do PSDB, usa gás pimenta contra alunos, que ocupam escola, em SP 11/11/2015

Estudantes são repreendidos com spray de pimenta pela PM em ocupação de escola

Por iG São Paulo

Alunos da Escola Estadual Fernão Dias Paes, em São Paulo, passaram a noite no local e são apoiados por outros colegas do lado de fora; ocupação começou na manhã de terça-feira (10)

Adolescente passa mal após inalar spray de pimenta em frente ao Colégio Fernão Dias Paes, no bairro de Pinheiros, em São Paulo (SP)
André Lucas Almeida/FuturaPress
Adolescente passa mal após inalar spray de pimenta em frente ao Colégio Fernão Dias Paes, no bairro de Pinheiros, em São Paulo (SP)
O segundo dia de ocupação na Escola Estadual Fernão Dias Paes, que fica no bairro Pinheiros, zona oeste de São Paulo, promovida por estudantes contrários à reestruturação da rede de ensino promovida pela gestão Geraldo Alckmin (PSDB), começou com desentendimentos entre apoiadores do ato e a Polícia Militar.
Ao menos uma adolescente passou mal na manhã desta quarta-feira (11) após inalar spray de pimenta disparado por agentes da PM.
Segundo a própria Polícia, um rapaz foi contido nesta manhã de quarta-feira (11) após cruzar o perímetro de isolamento da área. A PM afirma que nenhum manifestante foi preso por participar do ato. No entanto, desde terça-feira pelo menos dois manifestantes foram levados para trás de carros da PM cercados por policiais. Após uma conversa, eles são liberados.
Um grupo de alunos permanece dentro do prédio. A conselheira tutelar Maria Nita, que acompanha o caso, não soube informar a quantidade de manifestantes. Eles realizaram uma assembleia na escola ontem às 20h e decidiram que só deixarão o local caso o governo estadual recue da proposta de fechar 94 escolas em todo o Estado. Hoje pela manhã, eles limparam os banheiros da escola e fizeram uma barricada no portão de entrada com cadeiras das salas de aula.
Os estudantes que ocupam o local recebem alimentação através do Conselho Tutelar e da Polícia, que realiza a entrega da comida. Houve corte na distribuição de água para a escola por volta das 18h na noite da terça-feira. O abastecimento foi reestabelecido às 19h. O secretário municipal de Direitos Humanos, Eduardo Suplicy, visitou o local e chegou a entregar garrafas d'água para os alunos.
Os alunos menores de idade só têm a saída liberada do prédio se acompanhados pelos pais, responsáveis ou pelo Conselho Tutelar. Até agora, 15 já deixaram do local
A escola estadual Fernão Dias Paes não integra a lista de instituições que serão fechadas na reestruturação, mas os estudantes afirmam que o objetivo do protesto é defender todas as escolas contra o fechamento, além da má qualidade da estrutura do local.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo afirma que a Polícia Militar acompanha o protesto de alunos em Pinheiros para “resguardar a integridade dos manifestantes e dos demais cidadãos que estão no local” e que impede a entrada de novos manifestantes devido à irregularidade da ocupação do prédio.
Ontem durante o dia, aproximadamente 200 pessoas, entre professores e estudantes, fizeram ato de apoio à ocupação. O protesto é acompanhado por equipes do 23° Batalhão da Polícia Militar e por membros do conselho tutelar, que estão lá para "garantir o direito dos estudantes".

 http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2015-11-11/estudantes-sao-repreendidos-pela-pm-com-spray-de-pimenta-em-ocupacao-de-escola.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário