sábado, 14 de novembro de 2015

França anuncia guerra contra o Estado Islâmico 15/11/2015




Na manhã deste sábado, o presidente francês François Hollande falou à população e classificou os atentados terroristas de ontem, que deixaram mais de uma centena de mortos em Paris, como um "ato de guerra" cometido por um "exército terrorista", fazendo referência ao Estado Islâmico; Hollande decretou três dias de luto e convocou o parlamento para uma sessão extraordinária; a França, que já vinha bombardeando a Síria, deve anunciar fortes reações no campo militar; a grande complexidade da questão é que o Estado Islâmico não possui um estado a ser atacado – é uma força paramilitar que foi alimentada pelo Ocidente para derrubar o regime de Bashar al-Assad e que, agora, se volta contra o próprio Ocidente; guerra civil na Síria já matou 250 mil pessoas e deslocou 11 milhões de pessoas, levando 800 mil refugiados à Europa

14 de Novembro de 2015 às 08:46





247 – O presidente francês, François Hollande, se dirigiu à população francesa na manhã deste sábado e disse que seu país foi vítima de um "ato de guerra" cometido por um "exército terrorista", fazendo referência, ainda, ao Estado Islâmico.

Isso significa que a reação da França aos ataques coordenados de ontem, que deixaram mais de uma centena de mortos em Paris, se dará também no campo militar. Hollande também convocou o parlamento para uma sessão extraordinária, na qual deve pedir apoio para reagir ao "ato de guerra".

A grande complexidade da questão é que o Estado Islâmico não possui um estado a ser atacado – é uma força paralimentar que foi alimentada pelo Ocidente para derrubar o regime de Bashar al-Assad, na Síria, e que, agora, se volta contra o próprio Ocidente.

Desde seu início, a guerra civil na Síria já matou 250 mil pessoas e deslocou 11 milhões de pessoas, levando 800 mil refugiados à Europa.

A França tem lançado ataques aéreos contra o Estado Islâmico, mas também defende a derrubada de Assad. O líder sírio está sendo investigado, na França, por supostos crimes cometidos contra a humanidade.

Assad, no entanto, também combate o Estado Islâmico, seu inimigo interno na guerra civil. Recentemente, ele foi recebido em Moscou, onde agradeceu ao apoio do presidente russo, Vladimir Putin, que também passou a atacar o Estado Islâmico.

A França está em guerra. Só não se sabe ainda se contra o Estado Islâmico, contra a Síria ou contra ambos.

http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/205180/Fran%C3%A7a-anuncia-guerra-contra-o-Estado-Isl%C3%A2mico.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário