terça-feira, 27 de setembro de 2011

EUA investiga Standard & Poor's 27/09/2011



Governo dos Estados Unidos investiga Standard & Poor's

DA EFE, EM WASHINGTON
O grupo McGraw-Hill, do qual a Standard & Poor's (S&P) faz parte, anunciou nesta segunda-feira que a agência de classificação de risco, que em agosto rebaixou as notas de crédito dos Estados Unidos, está sendo investigada pela Comissão de Valores do país.
O órgão notificou a McGraw-Hill, que iniciou uma revisão das classificações que a Standard & Poor's realizou em 2007 sobre certificados de dívida garantidos com hipotecas múltiplas.
Tais certificados, conhecidos como CDO's, se valorizam se o mutuário efetuar o pagamento, e se desvalorizam em caso contrário. O catalisador da crise financeira de 2008 foi o colapso do mercado de títulos respaldados por hipotecas múltiplas.
A investigação da Comissão de Valores, no entanto, não significa que necessariamente tenha ocorrido irregularidades na Standard & Poor's. As práticas da agência classificadoras são muito questionadas nos mercados financeiros e no Congresso dos EUA, pois recebem pagamentos das mesmas entidades que avaliam.
Na primeira semana de agosto passado, a S&P rebaixou a classificação das notas dos Estados Unidos de AAA a AA+, o primeiro rebaixamento de crédito americano desde 1917.

Nenhum comentário:

Postar um comentário