sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Google acusa Microsoft de extorsão 30/09/2011


Por foo
Do eWeek
Google diz que Microsoft está extorquindo dinheiro de fabricantes
 
A Google acusou a Microsoft de extorsão, depois da gigante do software assinar um acordo de licenciamento com a Samsung, que concordou em pagar à Microsoft valores não declarados para cada smartphone Android que ela produzir.
A Samsung juntou-se à HTC como o segundo maior fabricante de dispositivos Android a pagar proteção para a Microsoft para evitar um longo e caro processo de infração de patentes.
Brad Smith e Horacio Gutierrez, da Microsoft, escreveu em seu blog: "O acordo de hoje significa que os dois maiores fabricantes de dispositivos Android passaram a adquirir licenças ao portfolio de patentes da Microsoft".
De fato, Samsung e HTC representam mais da metade dos smartphones Android vendidos nos EUA. Naturalmente, o acordo é uma grande vitória para a Microsoft, e mais uma derrota para o Google, que não escondeu sua irritação com a situação.
"Esta é a mesma tática que nós já vimos deversas vezes por parte da Microsoft. Ao não conseguir ser bem sucedida no mercado de smartphones, eles estão adotando medidas legais para extorquir lucro das conquistas alheias, e reduzir o ritmo da inovação", disse um representante do Google à eWeek. "Nós continuamos focados em construir novas tecnologias e apoiar nossos parceiros Android".
O uso da palavra "extorsão" destaca a frustração crescente dentro do Google. A compania viu seu sistema operacional livre crescer de um único fabricante em 2008 até aparecer em smartphones, tablets, TVs e periféricos de dezenas de parceiros, tornando-se a plataforma líder no mercado de smartphones no mundo inteiro.
E a Samsung é o maior fabricante de dispositivos Android do mundo.
Agora, cada vez que a Samsung vender um dispositivo Android, uma parte desse dinheiro irá diretamente para o maior rival do Google, a Microsoft, cuja plataforma Windows Phone 7 está terrivelmente atrás no mercado.
No entanto, é importante lembrar que o Android aumentou sua fatia de mercado de zero para 40% em três anos, tirando o mercado da Nokia e da RIM ao redor do mundo.
Além disso, Smith e Gutierrez afirmaram que o acordo com a Samsung poderá abrir as portas para que o fabricante comece a produzir smartphones rodando Windows Phone.
A Motorola Mobility (NYSE:MMI) é o terceiro e último maior fabricante de dispositivos Android com o qual a Microsoft busca estabelecer um acordo de proteção de patentes.
E os advogados da Microsoft estão usando os outros acordos de proteção com fabricantes de dispositivos Android como precedentes para dizer que o Google deve pagar: "Se os líderes da indústria como a Samsung e a HTC podem assinar esse tipo de acordo, isso não abre um caminho?"
Com a Oracle (NASDAQ:ORCL) também atacando o Android, devido ao uso do Java no Android, a Microsoft poderia atacar pelo outro lado e assim espremer o Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário