domingo, 25 de setembro de 2011

Programa para recuperar o desempregado estadounidense 25/09/2011


Autor: 
Por Stanilaw Calandreli
(faltou o link)
The New York Times.
ATLANTA - Desesperado para encontrar uma maneira de fazer com que os desempregados de longa duração voltassem a trabalhar, o Presidente Obama e os líderes republicanos estão apoiando a expansão de um novo programa de empregos da Geórgia para qualquer outro estado que esteja interessado.
Muito embora, o programa possa ser replicado em uma escala maior, o suficiente para fazer um rombo na taxa de desemprego, porém, está longe de ser claro.
Desde que a recessão começou, o programa da Geórgia foi apontado como exemplo nacional, e uma olhada mais atenta mostra que tem agradado aos empregadores e produzido contracheques constantes para os trabalhadores. Mas os economistas dizem que há poucas evidências de que os participantes encontram trabalho mais rápido. E a falta de promoção, a supervisão limitada e restrições orçamentárias têm limitado o programa Georgia Works a uma pequena porção do quase meio milhão de trabalhadores desempregados no Estado. Apenas cerca de 120 pessoas foram contratadas por causa disso este ano.
Esse alarme de sucesso que tem sido demonstrado como um elemento central do plano do presidente para gerar empregos, e um dos poucos com consistente apoio bipartidário, mostra que, muito poucas soluções viáveis ​​surgiram para resolver o problema, talvez seja o mais difícil problema da nação – e fazer com que 14 milhões de desempregados voltem a trabalhar novamente.
Já adotado por vários outros estados, a iniciativa da Geórgia não cria empregos, mas permite aos trabalhadores disputarem durante o treinamento uma posição existente, não remunerada, enquanto recebe o auxilio desemprego. No final de oito semanas, o empregador pode aceitar o trabalhador de forma permanente. O programa é voluntário, e os participantes não podem trabalhar mais de 24 horas por semana.
Desde que o programa começou em 2003, apenas 18 por cento daqueles que completaram o treinamento foram contratados pelo empregador, que os treinou, segundo dados divulgados esta semana pelo Departamento do Trabalho do Estado. Mais recentemente, a oferta de emprego diminuiu cerca de 10 por cento. New Hampshire, Carolina do Norte e Missouri relatam resultados muito melhores com seus programas, embora ainda sejam minúsculos os resultados. A administração Obama estima que, se todos os estados optarem, o programa custará de US$ 1 bilhão a US$ 1,5 bilhão.
Os apoiadores do esforço alegam que as contratações não são a única medida de sucesso. O programa mantém os desempregados envolvidos em um ambiente de trabalho. Como se fosse um treinamento - sob as leis trabalhistas federais é proibido o trabalho não remunerado, embora a lei do trabalho considere essa experiência como um "free trial" para os empregadores.
Ao menos o programa tem dado à Lis Cap, 26, que perdeu seu emprego como projetista gráfico em Agosto, a oportunidade de adquirir uma nova e valiosa habilidade: escrever a linguagem dos aplicativos de smartphones. Recentemente, numa dessas manhãs, ela usou um laptop na sala, que serve como sede para uma pequena empresa de tecnologia chamada AppedOn. A partir da tela do iPad, um programador da AppedOn de Asheville, Carolina do Norte, deu-lhe o treinamento.
"É uma grande oportunidade para eu aprender tudo que posso sobre esta área que eu estava interessada, mas não tinha experiência sólida", disse a Sra. Cap, que aprendeu sozinha como criar sites, mas precisou de ajuda quando se tratava de aplicativos. "Sem isso, este não seria um trabalho que eu poderia me candidatar".
E, também, esse trabalho a AppedOn não consegue preencher, disse Sosh Howell, diretor-executivo. Programadores de App estão em falta no mercado, mesmo com salários de US$ 40.000 a US$50.000 por ano. "É tão difícil encontrar pessoas", disse ele, "que a nossa única opção foi formar alguém, mesmo sendo algo que não podemos bancar por ser uma pequena empresa, ou terceirizar para outro país, o que não é o nosso método preferido."
Ao final de oito semanas, Mr Howell poderá contratar a Sra Cap, ou ela seguirá em frente com aquilo que ela considera ser um treinamento de muita valia, que não poderia ser adquirido de nenhuma  outra maneira.
Na Universidade do Estado da Georgia, no entanto, a história é diferente. A universidade contratou 37 trabalhadores, através do programa, de 54 que começaram os períodos experimentais. Mas os supervisores do programa, reconheceram que, para muitos, o programa foi mais valioso como a porta de entrada e não como uma experiência de aprendizagem. Uma auditora foi tão hábil com Microsoft Access, mostrando aos seus potenciais chefes como melhorar seu sistema. Ela foi contratada.
Outra funcionária, Belinda Robinson, disse que tinha repetidamente enviado seu currículo para a Universidade, mas nunca obteve resposta, até que ela se candidatou ao Geórgia Works, pensando: "Eu só preciso encontrar alguém, que esteja em uma posição de poder, para que eu possa vender minha imagem."
Os sindicatos e advogados do trabalho como o National Employment Law Project criticaram o programa como trabalho gratuito para os empregadores, em vez de treinamento. A Casa Branca tentou neutralizar essa queixa, garantindo que, sob sua proposta, chamada de Ponte para o Trabalho, onde o trabalhador receberia o equivalente a um salário mínimo. Os estados podem solicitar o dinheiro para reforçar seus subsídios ao desemprego, viagens e cuidados infantis, oriundos de um fundo federal de US$ 4 bilhões destinado a cobrir esses e outros programas de re-emprego no projeto da lei de trabalho.
Mas Ross Eisenbrey, vice-presidente do liberal Instituto de Política Econômica, criticou o programa por não requerer qualquer investimento por parte dos empregadores. "Não é preciso muito para criar uma situação em que a expectativa dos empregadores sobre o que eles têm que pagar realmente diminua e as expectativas dos funcionários sobre o que deve receber dos empregadores vai para o ralo do esgoto", disse Mr. Eisenbrey.
A proposta da Casa Branca alerta para o programa se concentrar sobre os desempregados de longa duração, restringindo-o para aqueles que têm recebido benefícios por mais de 26 semanas, e buscar coibir o abuso por parte dos empregadores, eliminando aqueles que usam o benefício repetidamente, sem fazer contratações.
Timothy J. Bartik, o economista sênior do WE Upjohn Instituto de Pesquisa do Emprego, disse que não vê nenhum problema com a tentativa dos programas como o Georgia Works, mas que os subsídios dos salários deveriam ter um impacto maior, mesmo porque são caros. "Pelo que eu posso ver, não há nada nisso que cria empregos", disse ele. "É somente remanejamento de empregos entre as pessoas que estão desempregadas."
O programa Geórgia Works começou em 2003 como parte de uma tentativa múltipla de modernizar um sistema de controle do desemprego, que ainda estava muito voltado para os empregos na indústria, disse Michael L. Thurmond, o democrata que na época foi comissário do estado nesse trabalho. Ele foi realizado para permitir que os trabalhadores com habilidades ultrapassadas tentassem novos campos, sem comprometer o seu salário desemprego.
Quando a recessão bateu, as metas do programa mudaram. "No início, era para ajudar os candidatos a emprego que tinham múltiplas barreiras ao emprego". Mr. Thurmond disse. "Agora o foco mudou para incentivar a contratação pelos empregadores do setor privado."
Em 2009, os líderes republicanos, incluindo John A. Boehner e Eric Cantor colocaram o programa em um "plano de trabalho sem custo", eles apresentaram ao presidente Obama.
Mas o programa não era livre de custo. Mr. Thurmond expandiu gradualmente a elegibilidade até que, no ano passado, abriu para os desempregados que já não recebiam benefícios. Ao mesmo tempo, ele aumentou o salário de US$ 300 ao longo de oito semanas para 600 dólares ao longo de seis semanas. O programa inchou e os custos dos subsídios subiram de US $ 500.000 por mês para mais de US $ 2 milhões. E ainda, o Sr. Thurmond disse, os custos foram compensados ​​pelas economias do fundo fiduciário do desemprego e dos empregadores, cuja verba ele estima em 4,6 mil dólares para cada estagiário contratado.
Mr. Thurmond concorreu, sem sucesso, a uma vaga no Senado dos Estados Unidos. Seu sucessor, Mark Butler, um republicano, disse que o programa era muito caro e diminuiu a elegibilidade e o subsídio. Esse corte fez a elegibilidade cair para duas dúzias de novos participantes por mês.


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