DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O atual primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, será o novo presidente do país pelos próximos seis anos. Com a apuração de 90,41% das urnas nas eleições deste domingo, ele obteve 64,59% -- 39 milhões -- dos votos totais. "Vencemos em uma luta aberta e limpa", afirmou Putin na praça moscovita do Manezh, perto do Kremlin, ao comemorar sua vitória com mais de 100 mil de seus partidários ainda com 30% das urnas apuradas.
A oposição questiona a legitimidade do pleito e promete uma manifestação para esta segunda-feira. "Reuniremos mais de 100 mil pessoas. Temos um novo argumento: a vitória duvidosa de Putin nas eleições presidenciais", afirmou o líder do partido liberal Yabloko, Serguei Mitrojin.
O líder do Partido Comunista da Rússia, Gennady Ziuganov, foi o segundo candidato mais votado com 17,07%, segundo os dados da CEC.
O terceiro lugar ficou com o multimilionário Mikhail Prokhorov (7,18%), considerada uma das grandes surpresas da campanha presidencial russa ao se tratar de um candidato sem experiência política.
Denis Sinyakov/Reuters | ||
Com lágrimas nos olhos, Putin declara vitória a partidários e diz que pleito foi 'limpo e aberto' |
Ao mesmo tempo que destacou que sua vitória não tinha sido "nenhuma surpresa", Putin assegurou que cumprirá com todas suas promessas eleitorais sobre aumento de salários, pensões e subsídios no valor de centenas de milhões de dólares.
Cerca de 110 milhões de russos foram chamados às urnas em uma eleição que começou à meia-noite do domingo no extremo oriente russo e terminou 21 horas depois no enclave báltico de Kaliningrado.
TRAJETÓRIA
Vladimir Putin nasceu em São Petersburgo (antiga Leningrado), em 7 de outubro de 1952, em uma família operária.
Estudou direito e se casou com uma ex-aeromoça, Lyudmila, com quem teve duas filhas. Ingressou nos serviços de contra-espionagem aos 23 anos. Logo passou aos serviços de inteligência exterior e em 1985 partiu para a Alemanha Oriental, onde ficou por cinco anos.
Alexei Nikolsky/Reuters | ||
Favorito nas eleições, premiê russo Vladimir Putin deposita voto em Moscou |
Após o declínio da União Soviética no fim de 1991 e a derrota do prefeito Anatoli Sobchak nas eleições municipais de 1996, Putin abandonou São Petersburgo e entrou para a administração presidencial em Moscou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário