sexta-feira, 16 de março de 2012

Embraer adquire 100% de holding portuguesa 16/03/2012

  Brasileira passa a deter a totalidade da Airholding e, por consequência, 65% do controle acionário da Ogma; operação assegura a construção do transportador militar da companhia



247 - A Embraer concluiu na terça-feira a compra da participação da Eads (European Aeronautic Defense and Space Company) na Airholding, SGPS, S.A. O investimento foi de € 13 milhões (cerca de R$ 31 milhões). A informação é de Maria Cristina Frias, da Folha.
A Airholding é um consórcio formado em 2005, pela Embraer e pela EADS, constituído em Portugal com o propósito específico de deter 65% de participação acionária na Ogma. A empresa faz manutenção de aeronaves e fabrica segmentos de estruturas para aviões.
EM 2010, a EADS já demonstrava interesse em colaborar com a Embraer em um novo jato regional turbopropulsor de 90 assentos. O diário também afirma que a Embraer quer cooperar com a Airbus, divisão da EADS, no desenvolvimento do sucessor de seu jato A320.
Segundo o presidente da Embraer, Luiz Carlos Aguiar, “este investimento adicional em Portugal irá reforçar a parceria estratégica entre o Brasil e a União Europeia.”
O brasileiro preenche assim o lugar deixado vago pelos europeus, que continuam a sair de Portugal a ritmo acelerado sendo substituídos por angolanos, brasileiros e chineses. A operação de uma das empresas mais estratégicas para a economia portuguesa fica assim assegurada e o seu papel no desenvolvimento e construção do novo transportador militar da Embraer consolidado, já que a EADS tem o seu próprio projeto concorrente, o A400M.
A fábrica em Alverca, a 30 kms de Lisboa, produzirá componentes do cargueiro KC-390, que posteriormente será vendido para o governo de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário