quarta-feira, 9 de maio de 2012

Hollande vai retirar tropas francesas do Afeganistão ainda em 2012; OTAN é contra 09/05/2012

Do Opera Mundi

Aliança teme efeito cascata e quer dissuadir socialista da ideia

A França vai retirar suas tropas do Afeganistão ainda em 2012. A informação, publicada nesta segunda-feira (07/05) pelo jornal britânico The Telegraph, foi feita por Manuel Valls, diretor de comunicação de François Hollande, recém-eleito presidente da França.
Segundo o assessor, a “França vai anunciar a retirada de suas forças entre agora e o final do ano”. Oficialmente, o anúncio será feito durante encontro de cúpula da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) entre os dias 20 e 21 de maio, em Chicago. No entanto, a aliança e os EUA ainda tentam convencer o socialista a mudar de ideia.

Agência Efe

François Hollande, durante evento com veteranos da II Guerra: presidente eleito quer França fora do Afeganistão o mais rápido possível

O país tem cerca de 3.308 militares no país asiáticos, ocupado por forças de intervenção desde 2001. É o quinto maior contingente militar das Forças de Segurança de Assistência Internacional, a coalizão militar liderada pela OTAN.

Por sua vez, o secretário-geral da aliança, o dinamarquês Anders Fogh Rasmussen, afirmou ao jornal que entrará em contato o mais breve possível com Hollande. Para os comandantes militares da organização, uma saída repentina dos franceses poderá encorajar outros países relutantes em permanecer a fazerem o mesmo. Além de a ocupação ser extremamente impopular na Europa, essas retiradas resultariam em um significativo enxugamento orçamentário.

A permanência dos franceses no Afeganistão é um dos temas que o presidente dos EUA, Barack Obama, pretende abordar no convite que fez a Hollande para visitar a Casa Branca.

O atual presidente francês e candidato derrotado na eleição, Nicolas Sarkozy, anunciou que pretendia retirar o último soldado francês na região ao final de 2013, um ano antes do esperado. E essa alteração só ocorreu depois de um atentado contra soldados franceses por alguns militares afegãos que eles mesmos treinavam.

No entanto, os franceses assinaram um acordo com o governo afegão no qual se comprometeram a continuar treinando as forças afegãs mesmo após 2014. Essa é a data prevista para a coalizão deixar definitivamente o país, após ceder gradativamente o controle da segurança ao regime local. “A França sempre deixou claro seu compromisso com o treinamento das forças afegãs após 2014”, disse um porta-voz da aliança.

Durante a campanha, Hollande já havia prometido, se eleito, retirar as forças francesas ao final de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário