quarta-feira, 30 de maio de 2012

Senador boliviano pede asilo ao Brasil e é acusado de corrupção 30/05/2012

 

Brasília - O senador boliviano Roger Pinto Molina está abrigado na embaixada brasileira em La Paz desde o início da semana. Ele pediu asilo político ao Brasil e foi acusado pelo presidente Evo Morales de corrupção.
De acordo com o Itamaraty, o governo analisa o pedido. Segundo Molina, que é senador de oposição, sua permanência na Bolívia é inviável.
O parlamentar afirmou que sua defesa dos direitos humanos contrariou muita gente do governo, razão pela qual passou a ser perseguido por autoridades bolivianas.
Em carta ele explicou: "Após vários anos de luta intransigente em defesa dos direitos humanos, toda a força do sistema democrático e respeito pela dissidência e por pensar de maneira diferente, agora estou nas circunstâncias difíceis e dolorosas que me levam a buscar refúgio na Embaixada do Brasil porque não tenho outra alternativa para reagir ao assédio impiedoso e à perseguição a que fui submetido ".
O senador enviou ainda cartas à presidenta Dilma Rousseff e ao embaixador do Brasil na Bolívia, Marcel Biato para que o país lhe conceda o asilo político.
Já o governo da Bolívia acusa Molina de corrupção em 2000, quando era governador de Pando.
Ele estaria respondendo a 20 processos criminais nas regiões de La Paz, Santa Cruz, Sucre e Cobija.

Nenhum comentário:

Postar um comentário