terça-feira, 29 de maio de 2012

Suécia busca cooperação com a Agência Espacial Brasileira 29/05/2012



Brasília - O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, reuniu-se na semana passada com uma delegação sueca liderada pelo presidente da Agência Nacional Espacial Sueca (SNSB), Olle Norberg, e pelo diretor da Corporação Espacial Sueca (SSC), Stefan Gardefjord. Eles discutiram a possibilidade de aprofundamento das relações entre Brasil e Suécia na área espacial.
Como os tópicos da reunião incluíam a participação sueca no Veículo Lançador de Microsatélites (VLM-1), foi necessária a presença da parte alemã, representada pelo professor Félix Hueber do Centro Aeroespacial Alemão (DLR), parceiro do Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA) no projeto.
As discussões, no entanto, não se limitaram ao projeto do VLM-1.
De acordo com a AEB, Brasil e Suécia pretendem participar na elaboração de experimentos científicos em ambiente de microgravidade, por meio de foguetes de sondagem, de experimentos em balões estratosféricos, de pesquisas da anomalia do campo magnético da Terra; em pesquisas científicas sob o uso pacífico do espaço e sobre experimentos tecnológicos em satélites.
Também foi abordada a possibilidade de intercâmbio de pesquisadores e estudantes dos dois países por meio do programa Ciência Sem Fronteiras.
Participaram do encontro o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento, Thyrso Villela, o diretor de Transportes Espaciais e Licenciamento, Nilo Andrade, o diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos, Himilcon Carvalho e o chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, José Monserrat Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário