quarta-feira, 23 de maio de 2012

Eurogrupo prepara-se para "divórcio amigável" com a Grécia 23/05/2012

De Económico

Mariana Adam
Responsáveis do Eurogrupo decidiram dar luz verde para que cada país defina um plano de contingência para o caso de a Grécia sair do euro.
Um grupo de trabalho do Eurogrupo - o conjunto de ministros das Finanças dos países que adoptaram o euro - deu ordem aos governos da zona euro para prepararem "planos de contingência" individuais para o cenário de a Grécia efectivamente abandonar a moeda única.
Os responsáveis chegaram a este acordo ontem durante uma teleconferência do grupo de trabalho do eurogrupo (EWG) que durou apenas cerca de uma hora. A informação está a ser avançada pela Reuters que cita duas fontes de Bruxelas.
Além de ter a confirmação desta duas fontes a Reuters teve acesso ao próprio memorando que foi enviado para todos os países da zona euro com algumas indicações sobre as políticas que devem se adoptadas nos planos. Este documento recomenda um "divórcio amigável" caso o pior cenário se confirme. E adianta que se a Grécia decidir sair do euro os custos serão suportados pela Comissão Europeia e pelo FMI.
Uma das fontes disse à Reuters que "cada país da zona euro deve preparar um plano de contingência, individualmente, para as potenciais consequências de uma saída de grego do euro". Acrescentando que "até agora ainda não foi preparado nenhum plano global para a zona euro pelo receio de fugas de informação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário