sexta-feira, 12 de outubro de 2012

FARC parabenizam Chávez por reeleição 12/10/2012


Venezuela participa de diálogo de paz entre grupo guerrilheiro e governo colombiano

Agência Efe (10/10/12)

Seguidores de Hugo Chávez comemoram sua vitória nas ruas de Caracas, capital venezuelana; presidente foi reeleito com mais de 50% dos votos

As FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) parabenizaram o presidente venezuelano Hugo Chávez por sua vitória nas eleições presidenciais do último domingo (07/10) em comunicado divulgado nesta sexta-feira (12/10). O grupo também felicitou todos os venezuelanos que deram o seu voto à Chávez.

“Nosso abraço aos companheiros bolivarianos que com persistência e convicção, contra vento e maré, contra as avançadas imperialistas e neoliberais, levam adiante o projeto político e social do Libertador (Simón Bolívar)”, diz o texto de título “Saudação a Chávez”.
O grupo insurgente colombiano ainda elogiou o processo democrático venezuelano, afirmando ser um “exemplo” para outros países. Segundo as FARC, o último pleito “é um marco na história da participação e decisão dos povos na condução de seu próprio destino”.

O comunicado foi escrito na segunda-feira (08/10), dia seguinte ao anuncio do resultado eleitoral, e assinado pela Secretaria Central do grupo, seu órgão máximo. Chávez foi reeleito com 55,25% dos votos contra 44,13% de seu principal opositor, Henrique Capriles.

Ao lado de Noruega, Cuba e Chile, a Venezuela vai participar como mediador do diálogo de paz entre as FARC e o governo colombiano que estão em conflito há quase 5 décadas. As negociações estão previstas para terem início na próxima semana em Oslo e depois, vão acontecer em Havana.

O governo de Chávez também participou de outros diálogos com o grupo guerrilheiro, facilitando a libertação unilateral de pessoas sequestradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário