sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Governo turco envia aeronaves militares para fronteira com a Síria 12/10/2012

   

Medida aumenta a tensão na região fronteiriça, que teve diversos bombardeios durante a semana

A Turquia enviou nesta sexta-feira (12/10) dois aviões de combate para a fronteira com a Síria, depois que um helicóptero das forças do presidente Bashar al Assad bombardeou a região fronteiriça, de acordo com a agência de notícias Reuters.

Houve intensos confrontos entre rebeldes e forças do governo sírio nesta semana em Azmarin e em cidades vizinhas, uma área de forte oposição ao governo de Assad.

A luta ao longo dos 900 quilômetros de fronteira bilateral se espalhou pelo território turco na semana passada, com o Exército local respondendo a tiros e morteiros disparados pela Síria.

O chefe do Estado-Maior turco, Necdet Ozel, disse na quarta-feira (10/10) que suas tropas responderão "com mais força" se os bombardeios continuarem a atingir a Turquia, e o parlamento referendou na semana passada o envio de tropas para fora do país, aumentando os temores de um possível conflito por tempo prolongado.

Agência Efe

Imagem da aeronave que foi obrigada a pousar na Turquia antes de seguir viagem

O governo turco chegou a interceptar um avião civil sírio, o que causou a insatisfação da Rússia. A Turquia argumentou que a aeronava transportava material bélico, o que foi negado por Moscou.

Durante a semana, os Estados Unidos também enviaram tropas para a região. No caso norte-americano, os militares ficarão na fronteira entre Síria e Jordânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário