terça-feira, 9 de outubro de 2012

Iraque compra US$ 4,2 bi em armas da Rússia 09/10/2012







GORKI, Rússia – A Rússia anunciou nesta terça-feira que assinou acordos de 4,2 bilhões de dólares com o Iraque para a venda de armas, tornando-se o segundo maior fornecedor bélico para o país do Oriente Médio, atrás dos Estados Unidos.
Os acordos, divulgados em um documento do governo russo emitido em um encontro entre o primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, e o colega iraquiano, Nuri al-Maliki, dão à Rússia um grande impulso num momento em que a continuidade das vendas de armas para Líbia e Síria é incerta.
O Iraque estava fora do alcance da indústria de defesa da Rússia após a invasão liderada pelos EUA em 2003 que derrubou Saddam Hussein, um dos maiores clientes de armas de Moscou.
O presidente Vladimir Putin havia publicamente se oposto à invasão e Moscou tem buscado recuperar uma parte dos mercados de energia, vendas de armas e projetos de infraestrutura no Iraque.
"Após a queda de Saddam Hussein, parecia que o país estava perdido para sempre", como um cliente de armas russo, afirmou Ruslan Pukhov, diretor do instituto russo de segurança e defesa CAST. "Isto é absolutamente sensacional."
Os contratos ajudarão a Rússia a manter a sua posição como segundo maior vendedor de armas do mundo, depois dos Estados Unidos, disse Pukhov.
Os contratos foram assinados durante visitas à Rússia do chefe de defesa interino do Iraque em abril, julho e agosto, mostrou o documento, sem dar mais detalhes. A agência estatal responsável pelo comércio de armas não pôde ser imediatamente contatada.

Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário