quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Rússia pede explicações à Turquia por avião interceptado e aumenta tensão 11/10/2012

Governo russo diz que Ancara colocou em risco a vida dos passageiros

Agência Efe (10/10/12)

Avião de companhia síria foi forçado a aterrizar em aeroporto de Ancara, onde passa por verificações

A Rússia pediu explicações nesta quinta-feira (11/10) às autoridades turcas sobre a interceptação de avião civil de companhia síria que levava passageiros para Moscou, o que elevou ainda mais a tensão na região. O embaixador russo na Turquia foi convidado para uma reunião no Ministério de Relações Exteriores, mas ainda não foram divulgadas outras informações.

A Turquia bombardeia alvos no país de Bashar al Assad, em retaliação a projeteis lançados do território sírio e que deixaram cinco civis mortos na fronteira bilateral, desde a semana passada (03/10). Nesta quarta-feira (10/10), o serviço de inteligência turco obrigou a aeronave síria a aterrissar no aeroporto de Ancara por suspeitas de carregar armamento militar.

Segundo Moscou, a Turquia colocou em risco a vida dos russos que estavam a bordo e lhes negou direitos. “As vidas e a segurança dos passageiros foi ameaçada”, disse em um comunicado o Ministério de Relações Exteriores. A Rússia ainda afirmou que não foi permitido aos 17 cidadãos de seu país o acesso a diplomatas.

Um dos principais aliados do regime de Assad, Moscou vetou três resoluções no Conselho de Segurança das Nações Unidas que permitiam a intervenção militar na Síria. A Rússia também é acusada de enviar armamento para o governo sírio por aviões.

As autoridades sírias também protestaram contra o episódio e descreveram a interceptação como um “ato de pirataria aérea”.

O avião já foi liberado pelas autoridades turcas que anunciaram a apreensão de carga "não-civil", mas não deram mais detalhes.

O ministro de Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu, disse, no entanto, que a Turquia agiu dentro do direito internacional. De acordo com ele, a lei internacional prevê a possibilidade de investigar aeronaves civis suspeitas de carregarem armamentos e outros materiais militares.

Davutoglu acrescentou que a Turquia esta determinada a impedir a transferência de armas para o governo sírio, que luta há 18 meses contra forças da oposição. Os grupos rebeldes querem destituir o regime comandado pelo presidente Bashar al Assad.

A Turquia, que já foi aliada do presidente Bashar al Assad, exerce papel cada vez mais importante no conflito sírio. Além de receber pelo menos 100 mil refugiados do país vizinho, o governo turco oferece apoio financeiro e militar para os grupos da oposição. Os recentes acontecimentos elevaram ainda mais a tensão entre os países e Ancara parece se preparar para o conflito.

O Parlamento turco aprovou o envio de tropas militares para países estrangeiros pelo período de um ano. O premiê do país, Recep Tayyip Erdogan, disse que a Turquia pode estar próxima de entrar em conflito contra a Síria. “Nós não estamos interessados em guerra, mas não estamos longe dela também”, afirmou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário