sexta-feira, 28 de junho de 2013

Estudantes de Goiás conquistam o passe livre 28/06/2013

Goiás247_ Todos os estudantes da grande Goiânia e de Anápolis terão direito ao passe livre no transporte coletivo. A decisão foi tomada durante reunião realizada na manhã desta sexta-feira (28) entre o governador Marconi Perillo (PSDB), o prefeito Paulo Garcia (PT), outros 17 prefeitos da Região Metropolitana da capital e o prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT). A concessão do passe livre aos demais municípios que contam com transporte público será discutida caso a caso.
Pela nova proposta, terão acesso ao passe livre todos os estudantes de escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental e médio e também universitários da capital e região. O custo do passe livre, estimado em R$ 6 milhões, será dividido entre Estado, que entrará com 50%, Prefeitura de Goiânia, que arcará com 30%, e os demais 17 municípios, que financiarão 20%.
Em resposta aos protestos contra o reajuste da tarifa, Perillo acelerou a implantação de uma proposta de passe livre para os estudantes das redes pública e privada de ensino com renda familiar inferior a três salários mínimos. Agora, o programa será reformulado para, em parceria com os municípios, ampliar o benefício a todos os estudantes, independente da condição econômica.
A reunião entre o governador e os prefeitos das cidades beneficiadas foi realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Antes, por volta das 9h30, o tucano se reuniu com Garcia.
Na reunião, governador e prefeitos também discutiram um posicionamento diante da onda de protestos registrada na capital e em outras cidades da Região Metropolitana. Além de disso, foram debatidas medidas que possam resultar em melhorias para o transporte coletivo.
Após o acordo, Garcia vai enviar o projeto à Câmara de Goiânia, onde deve ser votado na segunda-feira (1°) em caráter de urgência. A expectativa do prefeito é que o benefício entre em vigor imediatamente. No período da tarde, o petista deve se encontrar com estudantes para informá-los sobre o encaminhamento da proposta.
(Foto: Eduardo Ferreira/GoiásAgora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário