domingo, 30 de junho de 2013

Lula: "feliz é o país que tem o povo querendo mais" 30/06/2013

247 - Da Etiópia, onde participou de um seminário sobre segurança alimentar no mundo, o ex-presidente Lula falou pela primeira vez sobre os protestos que tomaram as ruas do País. “Nos últimos 15 dias vocês ouviram pela TV e leram pelos jornais muita movimentação no Brasil: passeatas, protestos e queria dizer a vocês que feliz é o pais que tem um povo que tem liberdade de se manifestar. E mais feliz ainda é um pais que tem um povo que se manifesta e que vai as ruas querendo mais", disse ele. "A presidenta Dilma tem tido um comportamento extraordinário. Ela tem sido solidária àqueles que pacificamente vão à rua reivindicar melhores condições de tudo que o povo tem direito." (confira aqui a íntegra do discurso)
O elogio à conduta de Dilma diante da crise vem num momento importante. Dias atrás, a Folha de S. Paulo atribuiu ao ex-presidente uma declaração, desmentida por ele, em que Lula classificaria como "barbeiragem" a convocação de uma constituinte. Além disso, a pesquisa Datafolha apontou números melhores para Lula do que para Dilma na sucessão presidencial – o que alimentou especulações sobre sua eventual volta em 2014 (leia mais aqui).
Na oposição, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que a popularidade de Lula também será atingida, assim como a da presidente Dilma. "O impacto inicial é sobre a presidente, porque é ela que está na vitrine, mas chega nele indiscutivelmente, porque isso é progressivo e a reflexão das pessoas leva à origem dos problemas, que é o modelo implantado por ele", disse ele. "O desgaste será inevitável."

Nenhum comentário:

Postar um comentário