Seções 3 e 4 do primeiro submarino convencional, fabricado em parceria com a França,
já estão na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas - Foto: MB
As seções de vante construídas na França,
do primeiro submarino convencional, chegaram ao Rio de Janeiro, no dia
1º de junho. A peça, que pesa 220 toneladas, mede 25 metros de
comprimento, além de ter 6 metros de largura e 12 metros de altura. As
seções 3 e 4 foram transportadas do Porto de Sepetiba, por balsa, para o
cais da Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep).
Em seguida, elas foram levadas, via
terrestre, para a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM),
onde as seções 1 e 2 desse submarino serão fabricadas. O Gerente do
Empreendimento Modular de Obtenção dos Submarinos Convencionais,
Contra-Almirante Sydney dos Santos Neves, garantiu que isso significa a
materialização da transferência de tecnologia da França para o Brasil.
"Não será mais construído casco na
França. O eixo de construção dos cascos passa definitivamente para o
Brasil, com a chegada das seções 3 e 4. As seções 1 e 2 já começaram a
ser construídas. A seção de qualificação, que habilita a fabricação, já
está em fase final de conclusão na Nuclep, para depois chegar à UFEM",
afirmou o Almirante Neves.
As seções 3 e 4 do primeiro submarino convencional, fabricado em parceria com a França, levaram três anos para serem construídas. Participaram desse empreendimento, 255 estagiários das empresas Itaguaí Construções Navais (ICN) e Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), além de engenheiros, técnicos e operários da Marinha do Brasil. Durante esse período, foram ministrados 140 cursos envolvendo as mais diversas áreas de conhecimento.
As seções 3 e 4 do primeiro submarino convencional, fabricado em parceria com a França, levaram três anos para serem construídas. Participaram desse empreendimento, 255 estagiários das empresas Itaguaí Construções Navais (ICN) e Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), além de engenheiros, técnicos e operários da Marinha do Brasil. Durante esse período, foram ministrados 140 cursos envolvendo as mais diversas áreas de conhecimento.
"É um marco digno de relevância. Através
dessa transferência de tecnologia, será possível construir os cascos dos
submarinos 2, 3 e 4 no Brasil", disse o Almirante Neves.
No dia 28 de junho, o Ministro da Defesa,
Embaixador Celso Amorim, acompanhado do Comandante da Marinha,
Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, visitará a UFEM para
conhecer a seção de vante do primeiro submarino convencional fabricado
em parceria com a França.
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