terça-feira, 22 de novembro de 2011

Brasil se soma à pressão contra a Síria 22/11/2011

O Brasil e mais 120 países votaram nesta terça-feira (22) a favor da resolução contra a Síria, na 3ª Comissão das Nações Unidas. Foram 13 votos contrários e 41 abstenções. A iniciativa condena os supostos crimes caracterizados por execuções e detenções arbitrárias, uso excessivo de força, perseguição, desaparecimentos e maus-tratos, além de todas as ações que indiquem violações de direitos humanos.


Nas Nações Unidas, o peso de uma resolução é o de advertência e tem caráter vinculativo. Na prática é um dos principais instrumentos diplomáticos de pressão. Aprovada uma vez em uma das instâncias do organismo outros tendem a seguir a tendência. Há três meses os termos do texto são negociados entre os países integrantes da ONU e só agora houve um acordo.

Leia também:
Para Síria, nova resolução na ONU é declaração de guerra

A proposta foi apresentada em conjunto pelas delegações de três países imperialistas: Alemanha, Grã-Bretanha e França, com o estímulo e a campanha favorável do imperialismo estadunidense. No texto, faz-se um apelo ao presidente da Síria, Bashar Al Assad, por um cessar imediato às violações denunciadas no país. Também sugere-se o cumprimento das decisões definidas pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, como o envio de observadores estrangeiros.

A Liga Árabe ameaça suspender a Síria do bloco que reúne 23 países. Na semana passada, os árabes deram um ultimato a Assad de três dias para ele permitir a entrada de observadores estrangeiros no país. O presidente sírio aceitou, mas não há data nem definições sobre a missão que irá a Damasco e às principais cidades sírias.

Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário