quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Islândia é o 1º país da Europa Ocidental a reconhecer Palestina 30/11/2011

A Islândia tornou-se nesta quarta-feira o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer os territórios palestinos como um Estado independente, informa o jornal israelense "Haaretz".
A medida foi aprovada por 38 votos, num Parlamento de 63 assentos, no mesmo dia em que a ONU (Organização das Nações Unidas) celebra seu anual "dia de solidariedade" com o povo palestino.
"A Islância é o primeiro país da Europa Ocidental a tomar este passo. Eu tenho agora a autoridade formal para declarar nosso reconhecimento da Palestina", disse o chanceler islandês, Ossur Skarphedinsson à emissora de TV estatal RUV.
Na sede das Nações Unidas, o delegado observador palestino Riyad Mansour reafirmou a determinação da ANP (Autoridade Nacional Palestina), de buscar sua adesão como membro pleno da entidade, conforme o pedido que movimentou a comunidade internacional neste ano.
"Ao mesmo tempo, o Parlamento exorta israelenses e palestinos a buscarem um acordo de paz com base na legislação internacional e as resoluções da ONU, que incluam o reconhecimento mútuo do Estado de Israel e do Estado da Palestina", diz o texto aprovado pelo Parlamento islandês.
+ Canais

Nenhum comentário:

Postar um comentário