segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

França se prepara para retirar equipe do Afeganistão 27/02/2012

Da Swissinfo


PARIS, 26 Fev (Reuters) - A França está se preparando para retirar seu pessoal não militar do Afeganistão, onde protestos contra a queima de exemplares do Alcorão em uma base militar da Otan mataram 30 pessoas, incluindo dois oficiais do exército norte-americano, disse um porta-voz neste domingo.
A França condenou a morte de dois norte-americanos e disse que seu embaixador no Afeganistão estava tomando providências para retirar cidadãos franceses que trabalham como consultores de apoio à reconstrução de instituições públicas.
O porta-voz do Ministério do Exterior disse que milhares de pessoas estão preocupadas, mas a partida efetiva poderia ser suspensa dependendo dos desenvolvimentos na região. Militares franceses não seriam afetados, disse ele.
A França possui 3.600 tropas no Afeganistão, como parte de uma força de 130 mil pessoas liderada pela Otan, patrulhando principalmente a Kapisa, uma província montanhosa próxima de Cabul. Eles devem mudar o foco em março, para treinar e deixar o país ao final de 2013. Sete instrutores militares norte-americanos ficaram feridos neste domingo, quando uma granada foi atirada em sua base, ao norte do Afeganistão, à medida que o protesto anti-Ocidente se aprofundava contra a profanação de exemplares do Alcorão.
Apesar de um pedido de desculpas do presidente dos EUA, Barack Obama, motins assolam todo o país pelo sexto dia.
(Reportagem de Catherine Bremer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário