sábado, 25 de fevereiro de 2012

Nelson Mandela é internado, diz governo 25/02/2012


Do G1

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, de 93 anos, foi internado neste sábado (25) para tratamento de uma dor abdominal, informou a agências internacionais Mac Maharaj, porta-voz do atual presidente sul-africano, Jacob Zuma.

A equipe médica que cuida de Mandela decidiu pela internação para a realização de exames detalhados, devido à frágil saúde do ex-presidente sul-africano. A nota do governo não informa onde Mandela foi internado e nem as causas da dor.

A assessoria do presidente Jacob Zuma informou ainda que “deseja rápida recuperação de Mandela e o amor e a boa vontade de todos os sul-africanos e pessoas de todo o mundo”. Ele também pediu que fosse respeitada a "privacidade de 'Madiba' e sua família durante esse período". Na África do Sul, Mandela é conhecido pelo apelido de Madiba.


Um porta-voz do Congresso Nacional Africano (ANC, em inglês) disse que a entrada de Mandela no hospital era prevista e que não envolveu nenhuma cirurgia.

A saúde do líder da luta contra o apartheid já criou temores no país quando ele foi hospitalizado no início do ano passado devido a uma aguda infecção respiratória. Desde então, ele não tem aparecido em público, passando o tempo entre Johanesburgo e a aldeia de Qunu, no Cabo Oriental.

Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul e ocupa uma posição central em um país que foi governado pela minoria branca até as primeiras eleições interraciais, em 1994. Em 1993, um ano antes de ser eleito presidente, Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Sua última aparição pública foi no final da Copa do Mundo de futebol em 2010, quando acenou brevemente de um carrinho de golfe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário