sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A partir de 2013, 75% das TVs terão de vir com software Ginga 24/02/2012

Da Folha de S. Paulo
INTERATIVIDADE
DE BRASÍLIA - A partir de 2013, 75% das TVs fabricadas no Brasil terão de conter o software Ginga, que permite a interatividade do telespectador com a emissora no modelo brasileiro de TV digital.
Os ministérios da Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento assinaram ontem o decreto que define o cronograma de adoção do programa.
De junho a dezembro, será opcional para a indústria introduzir o software em sua produção. Mas a porcentagem de TVs com o programa fabricadas nesse período será descontada da cota de 2013. Por exemplo, se uma empresa introduzir o Ginga em 10% de sua produção no segundo semestre de 2012, terá apenas que cumprir uma cota de 65% em 2013.
Em 2014, as empresas terão de cumprir a cota de 90% de TVs com o Ginga embutido. A regra vale para todos os modelos e tamanhos de televisores, salvo os de tubo.
A empresa que não adotar o cronograma não terá os incentivos fiscais do PPB (Processo Produtivo Básico), que define índices de nacionalização.
Com o Ginga, o telespectador poderá, por exemplo, participar de enquetes ou escolher um ângulo de câmera diferente num jogo de futebol. O Ginga aceita vários tipos de aplicativo, que serão desenvolvidos ao longo do tempo.
A medida saiu após várias rodadas de negociação frustradas entre governo e indústria, que queria mais tempo para introduzir o software.
(SOFIA FERNANDES E VALDO CRUZ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário